Produtos da agroindústria: agregando valor do campo à comercialização

Produtores e cooperativas podem aumentar o valor econômico da produção agrícola, diversificar o mercado consumidor e criar novas cadeias de negócios

A agroindústria é o elo entre a produção agrícola e o mercado consumidor. É nesse espaço que a produção primária é transformada em produtos da agroindústria, agregando valor à produção, dando diversidade de aplicações às lavouras e buscando entregar produtos que estejam em linha com as exigências do mercado de qualidade e padrão. 

A evolução da agroindústria é boa para o Brasil, já considerado uma grande força na produção agrícola e pecuária global. Em 2024, o PIB do agronegócio somou R$ 2,72 trilhões, representando 23,2% da economia nacional, de acordo com o Cepea e a CNA. 

Entre os setores em destaque, a agroindústria apresentou crescimento de 2,94% em relação a 2023, confirmando sua relevância para a geração de valor e empregos em todo o país. Esse movimento desenvolve novas oportunidades para todo o agronegócio. 

O desafio está em enxergar a industrialização como uma estratégia competitiva para ampliar margens e garantir sustentabilidade no longo prazo. Siga conosco para entender mais sobre os produtos da agroindústria na sequência deste artigo. 

O que são produtos da agroindústria? 

Para entender os impactos da cadeia agroindustrial no campo, é importante dar um passo atrás e compreender o conceito de agroindústria. De forma simplificada, ela pode ser classificada em três etapas, conforme as suas atividades: 

É dentro da porteira que surgem alguns dos principais produtos da agroindústria: 

  • Grãos beneficiados, como arroz polido, milho seco, trigo moído, entre outros; 
  • Óleos vegetais (soja, girassol, canola); 
  • Derivados de leite (queijos, iogurtes, leite em pó) e de carne (embutidos, cortes processados); 
  • Alimentos processados (conservas, enlatados, farinhas); 
  • Bebidas (sucos, vinhos, cervejas artesanais); 
  • Biocombustíveis decorrentes da produção sucroalcooleira. 

Esses itens não apenas aumentam o valor econômico da produção agrícola, como também ampliam o ciclo de vida, diversificando o mercado consumidor e criando cadeias de negócios. Ou seja, aumenta-se a capilaridade de operação do negócio como um todo. 

Os desafios da agroindustrialização 

Com todas as suas vantagens, é natural que muitos produtores rurais e empresas do agronegócio busquem ampliar o valor agregado de suas atividades. Para isso, há a necessidade de superar alguns desafios recorrentes: 

Controle de qualidade e perecibilidade

Alimentos e derivados agrícolas são altamente sensíveis a prazos e condições de conservação, exigindo cuidado no recebimento, na classificação e no armazenamento de grãos e outros produtos da agroindústria. 

Rastreabilidade e conformidade

Consumidores e órgãos reguladores exigem informações detalhadas sobre a origem e detalhes do processo produtivo, alinhados às normas sanitárias e ambientais. Tecnologias como o Originação X dão integração total entre essas etapas e melhoram a relação com fornecedores e clientes. 

Exigências regulatórias e fiscais

Legislações variam de acordo com o tipo de produto, mercado de destino e acordos comerciais. Com isso, para obter conformidade, é preciso estar atento a esses detalhes. 

Gestão da produção

Coordenar insumos, mão de obra, equipamentos e matéria-prima exige processos padronizados e controle operacional. 

Coordenação logística

Transportar produtos perecíveis e atender prazos de entrega em diferentes regiões demanda planejamento robusto e um olhar atento sobre a cadeia logística e de distribuição. 

Portanto, para competir em mercados globalizados e conquistar margens mais atrativas, a as empresas do agronegócio devem se preocupar com a qualidade da produção, mas também com aspectos de gestão do agronegócio e da capacidade de entrega, o que exige investimento em planejamento e tecnologias especializadas. 

A importância da tecnologia na gestão da agroindústria 

Superar os desafios do agronegócio exige que produtores rurais e cooperativas agrícolas planejem adequadamente os investimentos em tecnologia. Este cuidado amplia a visibilidade da operação e permite a administração de detalhes relacionados às propriedades ou ao relacionamento com os cooperados. 

Nesse contexto, ferramentas digitais e sistemas de gestão personalizados para a agroindústria devem ser incorporados às diversas etapas, visando integrar dados, automatizar processos e visualizar a cadeia em tempo real. Alguns softwares contribuem para essa gestão, como: 

  • WMS e TMS: plataformas que otimizam o controle de estoque e monitoram a movimentação de mercadorias, respectivamente, aprimorando o armazenamento e a distribuição. O Commerce Log ainda melhora a gestão de comunicação com transportadoras. 
  • Sistema ERP: soluções de gestão que integram setores como produção, estoque, vendas e financeiro. Quando conectados a tradings do agronegócio, ampliam a precisão na disponibilidade de produtos da agroindústria e na identificação de oportunidades comerciais, aprimorando o desempenho financeiro. 
  • Monitoramento em tempo real: sensores e softwares que acompanham a produção e ajudam na redução de perdas e no melhor aproveitamento da matéria-prima. Essa tecnologia está alinhada à agricultura moderna, que se volta a ter total visibilidade das operações: do plantio à entrega ao cliente final. Soluções como o AgroVerus contribui para as barreiras de rastreabilidade. 

Quando essas soluções se unem a processos bem coordenados, a agroindústria desfruta de alguns benefícios: 

  • Mais eficiência operacional: a automação reduz erros e melhora o aproveitamento dos recursos disponíveis. 
  • Rastreabilidade completa: do campo até a indústria e, depois, até o consumidor – essa característica é cada vez mais valorizada, em especial nas commodities agrícolas. 
  • Redução de perdas e desperdícios: processos digitais otimizam o uso da matéria-prima, resultando na diminuição dos custos. 
  • Planejamento estratégico baseado em dados: informações confiáveis apoiam decisões mais assertivas, sejam relacionadas à produção, à distribuição ou até para aproveitar oportunidades de venda devido a modificações na demanda ou no câmbio. 
  • Integração de processos: da recepção da produção ao beneficiamento, expedição e vendas, tudo pode ser gerido em um mesmo ambiente tecnológico. Dessa forma, garante-se a centralização de dados e visibilidade de todos os processos. 

Produtos da agroindústria: a busca é por inovar, competir e crescer 

A agroindustrialização do agronegócio é, na prática, uma estratégia fundamental para aumentar o valor agregado da produção agrícola. Além das vantagens para o próprio negócio, essa tendência amplia a geração de empregos e fortalece a economia. 

Os produtos da agroindústria demonstram potencial do setor em transformar matérias-primas em alimentos, bebidas, biocombustíveis e insumos de alta relevância econômica e social. No entanto, para aproveitar essas oportunidades, deve-se enfrentar desafios relacionados à qualidade, à rastreabilidade, à gestão e à logística. 

Nesse cenário, a tecnologia se mostra como peça-chave para apoiar a tomada de decisão, otimizar processos e garantir competitividade na busca constante pela inovação e crescimento. Nosso software de gestão foi desenvolvido a partir das demandas reais do campo com funcionalidades ajustadas para produtores rurais, cooperativas, agroindústrias e revendas de insumos. Acesse e saiba mais! 

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