O Coronavírus têm afetado cadeias globais de diversos segmentos. Abala bolsas, paralisa atividades e fez com que o mundo todo precisasse adotar novos hábitos na rotina. Neste post, falamos sobre a COVID-19 e os impactos na logística. Confira!
Nas últimas semanas, começamos a viver um cenário totalmente inédito que, até o momento, nunca tínhamos imaginado. que estamos enfrentando por causa do novo Coronavírus, as cadeias de abastecimento estão sendo colocadas a prova. Assim como tudo muda a cada nova notícia, na logística, acontece o mesmo. Quanto mais ágil for a tomada de decisão, menores são os impactos nos resultados operacionais e financeiros das operações que ela envolve.
Quando falamos do dimensionamento de estoque, devemos levar em conta alguns indicadores que são extremamente relevantes. Por exemplo, o giro e o tempo de reposição, são dois fatores que impactam diretamente em duas outras variáveis financeiras de extrema importância: a necessidade de capital de giro e a disponibilidade de produtos para vendas.
Observe: se o estoque de uma empresa estiver muito abastecido, ela precisará de maior capital de giro para custear seus estoque; e se tiver com o estoque muito baixo, não conseguirá atender aos pedidos dos clientes, correndo risco de desperdiçar todo seu esforço comercial e seu investimento nos mais diversos canais de venda B2B, B2C, Telemarketing, Força de vendas diretas dentre outros.
Assim, o que mais pesa nessa mudança do cenário, e que dificilmente é mensurado, é o prejuízo da imagem e da confiança do mercado na marca. Somente com um sistema eficiente de gestão de logística, a sua empresa conseguirá se adequar rapidamente às mudanças bruscas que estão por vir.
É natural que durante esse período, o seu cliente mude o perfil de consumo de acordo com o segmento que ele faz parte: alguns deles podem elevar o volume de compras com pedidos maiores, alguns poderão ter maior frequência de compra. Essa simples mudança irá refletir no comportamento do consumidor final, impactado com a restrição de ir e vir em prol de um bem maior e coletivo. Isso vai exigir um nível muito maior e melhor dos serviços operados pela logística.
É o momento de antecipar os investimentos e trabalhar em conjunto com seu parceiro de negócio em sistemas eficientes de Gestão de Armazenagem como o Senior WMS, tendo em suas mãos total controle do seu estoque e ajustando seu processo para atingir, com produtividade, níveis de excelência operacional e de serviços.
É hora de otimizar a circulação de seus veículos e ficar atento as restrições quanto aos horários de entrega que estarão momentaneamente reduzidos nos seus clientes; monitorar a entrega dos pedidos munindo de informações em tempo real seu time de transporte. A Senior possui uma suíte completa para Otimização Logística, com um poderoso algoritmo roteirizador e a mais moderna torre de controle do mercado.
Além disso, faz parte do portfólio da Senior empresas que têm a necessidade de monitorar suas importações e exportações com extremamente facilidade, além de simplificar e agilizar todo o processo de nacionalização sistema completo para gestão de seus processos de comércio exterior. Para saber mais sobre a solução, clique aqui.