Desligamento: 8 dicas para aprimorar o processo de demissão

Neste post, falamos sobre a importância de conduzir esse processo de forma amigável e correta e enumeramos 8 dicas que podem te ajudar a desenvolver um processo de offboarding organizado e saudável para a empresa e o colaborador.

A demissão de um colaborador, seja por parte da empresa ou por decisão do próprio funcionário, é um dos momentos mais delicados tanto para os profissionais de RH que terão que tomar frente do processo, quanto para o colaborador envolvido. Além de explicar ou entender as razões do desligamento, é preciso estar atento a todos os processos burocráticos que envolvem a rescisão do contrato de trabalho.

A importância de um processo de desligamento tranquilo e saudável

Hoje, já há uma forte preocupação das empresas e principalmente do setor de RH, em oferecer uma experiência de onboarding que cative os novos colaboradores logo nos primeiros momentos dentro da empresa. Embora muitas empresas ainda não reconheçam desta forma, o desligamento é tão importante quanto a contratação.

A organização deste processo é fundamental para evitar desconfortos entre companhia e funcionário e prezar pela boa imagem da empresa durante e depois do desligamento. Existem casos e casos de demissão, e obviamente, algumas situações nunca serão fáceis ou menos chatas, como por exemplo em uma demissão por justa causa.

O que é importante manter em mente é que, independente da situação, a postura da empresa e da liderança envolvida no processo deve ser a mais cordial e correta possível. A seguir, trouxemos algumas dicas valiosas para contribuir na construção de um processo de desligamento tranquilo e conduzir demissões com o máximo profissionalismo.

As dicas abaixo são, principalmente, para casos de desligamento onde a empresa decide demitir o funcionário, já que esta costuma ser a situação mais complicada. Vamos lá!

Sigilo total

Pode parecer óbvio, mas é muito importante manter o sigilo da demissão do funcionário até que a demissão seja efetivamente tomada. Faça análises baseadas em avaliações de desempenho e certifique-se que ele já teve todas as oportunidades para apresentar melhoras.

Na hora de separar os documentos, faça um backup de todos os arquivos do funcionário antes de comunicar a demissão. Isto não é excesso de desconfiança, é segurança do patrimônio intelectual da organização.

Esteja preparado para surpresas

A gente nunca sabe como uma pessoa vai reagir em uma situação como essa. Você pode achar que conhece o funcionário e sabe como será a reação dele e na hora se surpreender: positivamente ou negativamente. Lembre-se da pressão e do estresse que são normais com uma informação dessa, isso muda o comportamento de qualquer um. Lembre-se de levar tudo isso em consideração!

Tenha em mente os detalhes

Alguns assuntos merecem a sua atenção antes mesmo de comunicar o colaborador. Temas como: último salário, equipamentos que estão com o funcionário, se ele poderá ficar até o final do dia ou semana, assistência que será oferecida pela empresa, como ele voltará para casa (caso use o transporte da empresa), etc. É importante pensar na logística da demissão antes para facilitar na hora de dar a notícia e também garantir que tudo esteja alinhado com o setor de RH, isto agilizará o processo.

Escolha o ambiente correto

Pode parecer óbvio mas é muito importante que a reunião aconteça em um lugar fechado que evite ao máximo a exposição da pessoa. Além disso, na hora de chamar o funcionário, tente manter um tom natural, seja sério e breve.
Seja educado, transmita segurança e vá direto ao ponto.

Primeiro de tudo é essencial que você mantenha o tom cordial durante toda a reunião. Lembre-se que é fundamental transmitir segurança, tranquilidade da decisão tomada e jamais fique “dando voltas” para dar a notícia. O ideal é iniciar a reunião comunicando da decisão.

Não peça desculpas ou elogie demais

Ok, essa parte é muito importante: por mais desagradável que seja a situação, evite frases se desculpando pela decisão tomada e até mesmo evite evitar demais o funcionário. É legal falar um pouco sobre os pontos positivos mas de uma forma para animar os ânimos, discretamente. Elogiar muito pode fazer com que o colaborador fique confuso e provavelmente você terá que explicar novamente porque está o demitindo.

Documente a reunião e tenha a presença do RH

É muito importante ter alguém do setor de RH presente documentando a reunião, até para garantir que todos os acordos fiquem registrados oficialmente pela empresa. A presença do departamento pessoal em um momento como este também é importante caso a empresa precise de alguma testemunha em processos trabalhistas no futuro.
Comunique a equipe
Antes que a notícia se espalhe de forma distorcida, reúna a equipe de trabalho envolvida e comunique a demissão. Deixar os outros colaboradores desinformados pode gerar fofocas e boatos. O melhor é sempre explicar, sem muitos detalhes, mas garantido que todos entendam o motivo e que não fique uma impressão de injustiça da empresa com o colaborador.

Turnover: como diminuir a taxa de rotatividade de uma empresa

Tanto nos casos quando a demissão é feita pela empresa quanto quando é de decisão do próprio colaborador sair, o turnover é um assunto delicado dentro das empresas e um dos principais indicadores dentro do setor de RH.

Uma empresa com alta rotatividade de colaboradores sempre transmite aquela sensação de que não é um bom lugar para se trabalhar. E muitas vezes essa perda de talentos pode ser facilmente corrigida apenas com alguns ajustes de processos. Mas você sabe o que está motivando os seus colaboradores a procurarem outros lugares para trabalhar?

Entre as causas do turnover, existem algumas que são mais frequentes: melhores propostas da concorrência, insatisfação com as atividades desenvolvidas, salários inadequados, falta de sinergia com a equipe, insatisfação com a liderança da empresa, cultura organizacional tóxica… Enfim, existem vários motivos que motivam a demissão. Olhando para todos estes pontos, como você avalia a sua empresa?

O primeiro passo para reduzir o turnover é rever o seu processo de recrutamento e seleção. Os outros pontos que precisam ser melhorados podem ser levantados através de pesquisas de clima feitas periodicamente.

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Um dos módulos da solução de Gestão de Pessoas é o Moods, a Pesquisa de Clima Contínua que estimula os seus colaboradores a fornecerem percepções frequentes sobre o clima da sua organização, permitindo um monitoramento em tempo real, direcionando de forma rápida as ações dos gestores e do RH, entregando uma ótima experiência e aumentando seus resultados.

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