A solução de CRM para construtoras serve de apoio para a gestão de processos comerciais, controle de vendas imobiliárias e melhoria do atendimento ao cliente. Entenda os sinais para fazer este aporte!
Muitos são os sinais de que chegou a hora de investir em um CRM para construtoras, independentemente do porte e da capacidade operacional do negócio. Sua empresa tem dificuldade para fazer um planejamento de vendas para o mês ou ano? Faltam subsídios para definir metas e acompanhá-las adequadamente? Não há uma gestão de funil de vendas e de oportunidades de negócio?
Se houve concordância com qualquer um dos pontos acima, um CRM – um software voltado à gestão de relacionamento com o cliente – surge como uma solução de tecnologia que pode servir de apoio na gestão de processos comerciais, no controle de vendas imobiliárias e na melhoria do atendimento ao cliente. Por meio dele, é possível obter insights para tornar a administração mais efetiva.
Um CRM para construtoras unifica os dados relacionados à gestão de clientes, permitindo obter uma visão mais estratégica da jornada do cliente até concretizar um negócio. E o mais importante: as análises refletem dados específicos do seu próprio negócio, o que garante a possibilidade de tornar a operação mais inteligente.
Siga conosco no restante deste artigo para entender mais sobre o impacto de um CRM para construtoras.
Por que a sua empresa precisa de um CRM agora?
Como um CRM para construtoras pode melhorar a gestão de clientes e leads no mercado imobiliário?
A premissa de um CRM para o mercado imobiliário é a possibilidade de realmente conhecer os seus clientes. A partir desse relacionamento e entendimento de expectativas e interesses, torna-se mais simples fazer ofertas adequadas e aumentar a conversão de vendas.
Nessa construção de relação, o CRM se torna a solução central para coletar e armazenar os dados dos clientes de maneira automática. Com isso, é possível separá-los de acordo com o seu estágio no funil de vendas – ou seja, aqueles que ainda precisam ser atraídos, os que vão exigir um foco no relacionamento e aqueles que já estão na fase de decisão.
Essa jornada de compra permite que os corretores, departamento comercial e de marketing vão nutrindo os consumidores para que saiam das fases de consideração e análise de um negócio até a negociação propriamente dita. Nesse contexto, um CRM para construtoras armazena os dados pessoais e também histórico de compras, propostas recusadas e novas oportunidades de vendas.
Quais os benefícios de usar um CRM para gerenciamento de vendas imobiliárias?
Se a gestão de clientes – e a busca incessante pela sua satisfação – surge como uma das vantagens de um CRM para incorporadoras, há outros pontos que esta plataforma auxilia as empresas. Na realidade, a comunicação e o relacionamento com os clientes são aprimorados à medida que a incorporadora passa a se tornar mais inteligente em outras áreas, como:
– Gestão de prazos – Uma das melhores maneiras de otimizar o relacionamento com os clientes é entregar os projetos dentro dos prazos informados. Neste caso, o desafio está em controlar mecanismos para gerenciar a expectativa do cliente e comunicar o avanço das obras com transparência.
– Administração financeira – Assim como os dados de clientes, o CRM pode condensar também as informações relativas aos pagamentos: sejam os pedidos para a obra para fornecedores, datas para recebimento e até a gestão de comissão dos corretores.
– Criação de confiança – Como os dados de interações entre clientes e incorporadoras são armazenados, os times do atendimento ao consumidor podem ser mais assertivos, entendendo quais outros problemas já foram vividos previamente e lidando de forma personalizada com cada caso.
Nos três pontos, um CRM para construtoras contribui para que as empresas sejam mais transparentes em suas relações. Das datas de pagamento das comissões de corretores à comunicação de eventuais atrasos no andamento da obra, a maior parte das pessoas e empresas que se relacionam com as incorporadoras prezam por mais clareza.
Aprenda a reduzir o risco de inadimplência nas incorporadoras aqui.
Como um CRM para construtoras facilita a integração entre vendas, marketing e gestão de obras?
O CRM é uma solução que oferece uma série de ferramentas e funcionalidades. Boa parte delas soluciona uma das maiores dificuldades vividas pelas incorporadoras: a integração entre os times de vendas, marketing e de obras. Mas como isso acontece?
– Captura de dados e de informações relevantes sobre os clientes, fazendo a sua gestão de forma integral: do pré ao pós-venda. Muitas dessas tarefas são realizadas de forma automática, garantindo que as equipes estejam liberadas para atividades mais estratégicas;
– Monitoramento da jornada do cliente, identificando qual o seu estágio no funil de vendas e estratégias para nutri-lo rumo às vendas a partir de uma segmentação inteligente;
– Automação de comunicação e marketing, o que otimiza o avanço de clientes no funil de vendas e melhora a comunicação com os clientes, estruturando campanhas de marketing conforme o público-alvo;
– Unificação de dados em uma plataforma, permitindo que os departamentos envolvidos compartilhem informações constantemente para obter insights e melhorar os resultados de vendas.
Esta análise constante vai permitir que as incorporadoras entendam mais detalhes sobre a sua própria operação e quais aspectos têm mais influência sobre as vendas. Além disso, a gestão eficiente dessas informações aumenta a capacidade de fazer previsões sobre os resultados do futuro e definir metas adequadas, que podem inspirar e motivar os colaboradores.
Como melhorar a tomada de decisões comerciais com um CRM para construtoras?
Compreender a dinâmica do processo de vendas, a evolução dos leads no funil e o fluxo de atividades internas é uma das grandes vantagens de um CRM para construtoras. Para isso, porém, a tomada de decisões – principalmente sob a perspectiva comercial – deve seguir indicadores-chave (KPIs) relevantes, que podem ser baseados em atividades ou em resultados.
As métricas de atividades incluem número de e-mails enviados, ligações, follow-up, tempo de resposta a leads e prospects e a clientes, entre outros pontos. Na lógica do mercado imobiliário, quanto mais assertivos forem os KPIs de atividades, maior a tendência de melhora dos resultados, caso de:
– Número de negócios realizados;
– Tempo médio para fechar vendas;
– Receita total obtida;
– Satisfação de clientes com o negócio;
– Índices de conformidade em obras;
– Cumprimento de prazos e cronogramas.
É o monitoramento destes KPIs periodicamente que permite a uma construtora entender o que pode ser aprimorado em seus processos e atividades. Com essas metas, torna-se mais simples ser mais efetivo em busca dos objetivos relacionados ao planejamento e à execução de obras quanto na gestão dos clientes e na tomada de decisões comerciais que afetam a rotina das incorporadoras.