Como a tecnologia na Gestão de Incorporadoras impacta as vendas?

A tecnologia está simplificando as vendas do mercado imobiliário, personalizando ofertas para os consumidores e automatizando o fluxo de processos

Mais de 163 mil novos imóveis foram comercializados no Brasil em 2023, movimentando R$ 47,9 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

O número marca o melhor resultado da série histórica acompanhada pela entidade, registrando um crescimento de 32,6% em relação ao ano anterior.

Mas um dos principais desafios na gestão de vendas imobiliárias é garantir que as vendas sigam em expansão. Muitas construtoras e incorporadoras sentem dificuldade em manter estes resultados, especialmente pelo mercado imobiliário ter um comportamento cíclico. A tecnologia na gestão de incorporadoras pode se tornar uma importante aliada, ampliando a eficiência e a personalização de ofertas.

Serviços na nuvem, aplicações móveis, realidade virtual e inteligência artificial são soluções tecnológicas para incorporadoras. Tais inovações permitem transformações na relação entre os clientes e essas empresas.

A forma como as propriedades são compradas, vendidas e gerenciadas vão se modificando. Isso gera mudanças de rotina para profissionais e consumidores.

Acompanhe o restante do artigo para entender mais sobre o impacto da tecnologia na gestão de incorporadoras.

Quais os desafios da gestão de vendas imobiliárias?

Ciclos econômicos

Apesar das boas projeções para os próximos anos, o segmento imobiliário costuma passar por ciclos acompanhando o andamento da economia do país.

Essa volatilidade faz com que as incorporadoras estejam sujeitas a influências macroeconômicas, como taxas de juros, disponibilidade de recursos para financiamentos e políticas habitacionais.

Preocupações com a sustentabilidade

As mudanças climáticas e a preocupação com o meio ambiente adicionaram novas exigências por parte dos consumidores. Cada vez mais, eles estão esperando a adoção de materiais sustentáveis ou de reaproveitamento e até mesmo os edifícios Energia Zero ou Positiva.

Integrar todos esses cuidados desde o início do projeto é importante.  Ela permite que os empreendimentos sejam mais atrativos e garantam mais eficiência nas vendas imobiliárias.

Exigências dos consumidores

Com os players sendo mais eficientes, as organizações precisam integrar esses processos sustentáveis às estratégias de vendas das incorporadoras. Dessa forma, torna-se mais simples obter o casamento perfeito entre o imóvel e o consumidor, ainda que mais exigente.

Qual o impacto da tecnologia na gestão imobiliária?

A adoção de tecnologia, assim como ocorre nos canteiros de obras, também está se tornando realidade para as incorporadoras. O foco está em usar ferramentas especializadas para otimizar a experiência imobiliária. Isso facilita a aproximação das incorporadoras com os clientes.

A aplicação de dados para a gestão de leads permite que as equipes de vendas possam direcionar os imóveis de acordo com o interesse dos clientes. Dessa forma, adiciona novas formas de visualização e análise de imóveis pelos consumidores. A integração de realidade virtual permite que se faça uma visita ao imóvel sem sequer sair de casa.

O investimento em tecnologia na gestão de incorporadoras traz diversos benefícios:

  • Análise de dados: Dentro do banco de leads, é possível identificar os clientes e seus padrões de comportamento de modo a personalizar as ofertas. O CRM fica atualizado e permite monitorar cada avanço dentro do funil de vendas?
  • Marketing digital e segmentação: Essas ferramentas têm sido usadas para adicionar novos leads. Ao segmentar o público-alvo a partir de critérios específicos, é possível otimizar os recursos de anúncios pagos, e-mails marketing e redes sociais. Assim, otimizando este investimento. 
  • Automação de processos: Envio de e-mails, agendamento de visitas e gestão de leads podem ser automatizados. Com isso, suas equipes ficam disponíveis para atividades mais estratégicas e focadas na satisfação dos clientes.

E quais funcionalidades os sistemas de gestão para incorporadoras costumam incluir? 

  • CRM: voltada à gestão de clientes, a ferramenta deve ser personalizada para as demandas do mercado imobiliário. É preciso estabelecer critérios claros para segmentação, como: tipo de imóvel buscado, localização, tamanho, número de quartos… São estas exigências cruzadas com os imóveis disponíveis que vão contribuir para aumentar a eficiência das vendas imobiliárias.
  • Gestão de marketing digital: o mercado imobiliário ainda é analógico nas vendas e em seus processos. Porém, os dados digitais permitem um filtro eficiente por parte do consumidor. Por isso, as incorporadoras devem usar as plataformas de marketing digital para criar conteúdos para seus clientes. Também é possível gerenciar conteúdo e anúncios em redes sociais, administrar o envio de e-mail para leads e analisar os resultados dessas campanhas.
  • Realidade virtual e aumentada: Imagine oferecer a possibilidade de vivenciar um apartamento antes mesmo de ele começar a sair do papel? Ou permitir que o cliente “visite” um imóvel sem sair de casa?

As imersões propiciadas por essas tecnologias melhoram a experiência do cliente. Além disso, trata-se de uma tecnologia na gestão de incorporadoras que otimiza o tempo de todos os envolvidos. O cliente pode não gostar do imóvel no meio virtual. Mas ele vai buscar outra alternativa e permitir que o corretor seja mais assertivo em suas ofertas futuras.

Como a tecnologia na gestão de incorporadoras pode melhorar as vendas?

Atualmente, o seu time é capaz de identificar quais são as principais características que um consumidor procura em um imóvel? A personalização e a integração desses dados sobre os desejos do cliente devem ser conciliados aos imóveis disponíveis em construção ou na planta. Assim, é possível otimizar a gestão de leads e integrar ofertas às exigências do cliente. 

Esse cuidado associado à integração da realidade virtual e aumentada gera diversas vantagens: 

Aumento da eficiência: Com a automação de processos, a equipe de vendas pode gerenciar um número maior de leads com mais eficiência. Assim, nenhum contato importante é perdido, ampliando as oportunidades de venda.

– Qualificação de leads: Por meio da análise de dados, é possível identificar quais leads têm maior probabilidade de se converterem em vendas futuras, permitindo que a equipe se concentre nos mais promissores.

– Personalização da experiência – A tecnologia permite individualizar o atendimento e as ofertas de acordo com o perfil e o comportamento dos leads, aumentando as chances de conversão.

– Monitoramento e acompanhamento: Ferramentas de CRM devem permitir o acompanhamento detalhado de cada lead, do primeiro contato ao fechamento da venda. Isso facilita a análise do desempenho da equipe e a identificação de pontos de melhoria. 

– Redução de custos: Com a automação e a digitalização dos processos, as incorporadoras podem reduzir os custos operacionais relacionados ao gerenciamento de leads. Além de melhorar a precisão nas ações de marketing e vendas.

A tecnologia na gestão de incorporadoras é fundamental para otimizar dados e conciliar as oportunidades do mercado com os interesses dos clientes. Como está a sua caminhada nesta direção?

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp