A terceirização de mão de obra na construção civil é uma prática consolidada, especialmente pela necessidade de integrar empresas especializadas em diferentes etapas de um canteiro de obras, o que exige muitos cuidados de gestão.
É quase impossível que uma obra seja tocada por apenas uma empresa no segmento da construção civil, por isso as incorporadoras e as construtoras trabalham com companhias parceiras. Essa prática é recorrente principalmente para serviços mais especializados. Diante desse cenário, a gestão de terceiros na construção se torna um dos principais desafios envolvidos em projetos de alta complexidade.
Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que 8 a cada dez empresas do país adotam o expediente da terceirização em seus negócios. Com a promulgação da Lei da Terceirização (13.429/2017), essa prática se tornou ainda mais disseminada, simplificando a relação entre diferentes empresas.
Mas como realizar uma gestão de terceiros eficiente na construção civil? Esse é mais uma das dificuldades de um canteiro de obras, que envolve não apenas a seleção criteriosa de parceiros como a gestão de todos os documentos envolvidos nessa prática.
Fique conosco no restante deste artigo para saber mais.
Conheça 4 vantagens de softwares especializados na gestão de terceiros.
Por que contratar terceiros?
A principal vantagem da terceirização na construção civil está na especialização.
Com a complexidade dos projetos, é cada vez mais difícil que uma empresa consiga dominar todas as áreas de um processo construtivo de forma eficiente. Isso se deve tanto à evolução das tecnologias quanto à especificidade dos tipos de atividades e até mesmo da execução de pessoas envolvidas com aquele tipo de serviço.
Em um canteiro de obras, contratar um terceiro especializado para tarefas segmentadas não só aumenta o padrão de qualidade do trabalho realizado, mas também pode levar à redução de custos, otimização de insumos e aceleração do cronograma da obra.
Outra vantagem é a facilidade para realizar monitoramentos e cobranças a respeito do andamento das atividades terceirizadas. Essa prática vale tanto para o controle de qualidade quanto para o cumprimento dos prazos estabelecidos e o pagamento, que pode ocorrer em diferentes etapas.
Quais são as vantagens de uma lean construction? Saiba mais em nosso blog!
Como fazer gestão de terceiros na construção civil?
Se, por um lado, a terceirização traz vantagens econômicas, por outro ela amplia a necessidade de uma gestão rigorosa. Alguns pontos a serem analisados são:
Seleção de fornecedores
Avalie cuidadosamente os fornecedores e os prestadores de serviços com base em critérios como experiência, reputação, qualidade do trabalho, e conformidade com NRs e regularidade de documentos. A qualidade e a conformidade legal são elementos cruciais para evitar passivos trabalhistas e garantir o sucesso do projeto.
Gestão de documentos
Pela legislação brasileira, em uma subcontratação, a incorporadora tem responsabilidade solidária pelos direitos trabalhistas. Por esse motivo, é importante manter uma administração de documentos completa, incluindo registros de segurança, as licenças e comprovantes de regularidade fiscal e trabalhista.
Contratos claros
Os acordos firmados entre as partes devem ser detalhados em relação aos serviços que serão prestados, os materiais utilizados, a especialização das pessoas envolvidas, as responsabilidades e os prazos. Por isso, os documentos devem conter também penalidades por eventuais descumprimentos.
No segmento, muitos desses acordos são divididos em entregas por etapas. Dessa forma, o pagamento é feito de maneira parcelada: e as soluções especializadas para a construção civil devem permitir esse tipo de divisão, facilitando a gestão financeira de terceiros.
Comunicação
Todos os terceiros envolvidos em um projeto devem fazer relatórios periódicos sobre o desenvolvimento de suas obras por meio de canais de comunicação estabelecidos. São estas informações que vão confirmar se o projeto está fluindo da maneira adequada, conforme estipulado em contrato.
Monitoramento contínuo
A comunicação exclusivamente não é o único meio de gerenciar esses projetos. É importante que sejam usados indicadores de desempenho (KPIs) para acompanhar o avanço da obra, sua qualidade e sua conformidade com o contrato firmado.
Gestão de riscos
A subcontratação deve solucionar problemas. Nesse contexto, analise os riscos associados à terceirização, afinal de contas a responsabilidade pela obra, a entrega padronizada e cumprimento de prazos permanece sendo da incorporadora.
Quais os desafios da gestão de terceiros?
A gestão de terceiros na construção civil é um trabalho complexo, mas que pode ser simplificado com as soluções adequadas para a sua gestão. O canteiro de obras, como um organismo vivo em constante modificação, demanda atenção a alguns aspectos:
Comunicação integrada
Embora estejam vinculados a outras empresas, os terceiros precisam ser vistos como uma equipe única junto aos colaboradores da incorporadora. Isso exige transparência sobre os objetivos, cronogramas e processos.
Qualidade
Ao subcontratar, o seu principal desafio será garantir a conformidade da execução de serviços padronizados.
Gestão de custos
Os custos da construção civil também se modificam ao longo dos projetos. Por isso, os contratos devem ser bem amarrados em relação às reposições de custos de materiais e outros insumos. Se houver necessidade de realinhamento – de preços, por exemplo –, deve ser feito com base no que foi estabelecido previamente.
Sistemas integrados
É importante que todas as informações do canteiro de obras estejam centralizadas em um único local. Por isso, é fundamental que essa plataforma ofereça dados atualizados a respeito do andamento dos serviços, incluindo especialmente as que envolvem terceiros.
Já pensou em aumentar a produtividade do seu canteiro de obras? Conheça os benefícios!
Como gerir terceiros em uma obra?
Existem boas práticas de mercado para garantir a fluidez de uma obra. O mais importante é que todas as empresas e profissionais envolvidos estejam falando a mesma língua no que diz respeito ao projeto, seu orçamento e seus padrões de qualidade.
Isso é reflexo da elaboração de um planejamento de obras bem fundamentado e vinculado à realidade daquele projeto. A tecnologia é uma aliada para que se faça o monitoramento contínuo da evolução de cada etapa de um projeto e nem todo problema precisa ser enxergado como um conflito.
O feedback regular da empresa responsável pela obra garante que correções possam ser feitas dentro do prazo e evitando a sua repetição ao longo do período. Portanto, deixe os canais de comunicação abertos para que haja a troca de experiências entre os envolvidos.
No caso de problemas mais graves, é papel da incorporadora gerenciar as divergências que surjam, pensando sempre no cumprimento dos prazos das obras.
Qual o papel da tecnologia para a gestão de equipes?
A tecnologia deve ser vista como a principal aliada para a gestão de terceiros na construção civil. Nesse contexto, é importante que as ferramentas permitam ao responsável macro e aos terceiros observarem conjuntamente os dados da obra. Entre as opções de mercado para isso, encontram-se:
- Gestão de obra, que auxiliam no planejamento, monitoramento e coordenação de tudo que está ocorrendo naquele momento. Em um mundo ideal, esta visão do canteiro de obras ocorre em tempo real, visualizando o progresso do trabalho.
- Plataformas de comunicação, é comum que as obras da construção civil dependam de uma sequência de etapas anteriores. Por isso, todas as empresas e pessoas envolvidas devem se comunicar entre si: de preferência, com sistemas especializados e com dados centralizados em um único local para dar transparência a todos os envolvidos.
- Tecnologias móveis para que os softwares especializados possam ser abastecidos com dados atualizados da obra, retirados do canteiro.
- Controle de acesso, somente colaboradores da incorporadora e terceiros devem ter acesso ao canteiro no período contratado para a prestação do serviço.
Em outras palavras, sistemas e outras ferramentas tornam o complexo de trabalho de gestão de terceiros mais simples e melhoram a rotina de um canteiro de obras.