As empresas começaram a retomar as suas rotinas e precisam fazer diversas adaptações para garantir que os seus colaboradores fiquem seguros no ambiente de trabalho e possam exercer suas funções sem muitas preocupações. A pergunta é: como será esse novo normal? E como as empresas podem oferecer essa segurança? Leia no post!
Três meses atrás, era fácil imaginar as estações de trabalho das grandes empresas: mesas personalizadas com bonecos, plantas, porta-retratos e itens pessoais, colaboradores sentados um ao lado do outro, elevadores fazendo viagens onde sempre tinha espaço para mais um. Tudo isso parece ter ficado para trás.
A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças em todas as áreas ao redor do mundo e negócios de todos os segmentos se viram na necessidade de implantarem o trabalho remoto, também conhecido como home office, como uma prática para garantir o bem-estar e a segurança dos seus colaboradores durante a pandemia.
O processo de transformação digital foi acelerado e o comércio eletrônico se tornou o protagonista no cotidiano dos consumidores. O mundo pós pandemia é incerto, mas é fato que os próximos meses devem trazer ainda mais mudanças e as empresas precisam estar preparadas para acompanhá-las.
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É fato que os modelos de negócio que conhecíamos antes da pandemia precisam ser repensados e adaptados ao “novo normal”. Qualquer negócio que tenha sido projetado para o mundo antes da pandemia corre riscos caso não se adapte à nova realidade do mundo pós-Covid.
Quase três meses depois do início da chegada do novo coronavírus ao Brasil, planos de retomada e a volta ao normal já começam a ser um assunto que permeia o universo corporativo em todo mundo. Empresas começam a se preparar e pensar em soluções para garantir que os seus colaboradores fiquem ainda mais seguros no ambiente de trabalho e possam exercer suas funções sem muitas preocupações. A pergunta é: como será esse novo normal? E como as empresas podem oferecer essa segurança?
Abaixo, trouxemos algumas tendências de adaptação que devem ser feitas dentro das empresas para que os ambientes de trabalho estejam preparados para receber seus colaboradores após o isolamento social. Vamos lá!
O que esperar dos espaços corporativo pós-isolamento
Assim como as vidas das pessoas precisaram ser adaptadas para o momento que estamos vivendo, é necessário que os ambientes físicos de trabalho também precisarão. Cada vez mais, é preciso encarar o fato de que estamos vivendo uma nova realidade e que para acompanhar essa nova realidade, mudanças são necessárias.
Menos é mais
Nos escritórios pós-pandemia, não há espaço para acúmulo e nem mil objetos amontoados. As mesas devem contar apenas com o necessário: notebooks, uma garrafa de água e claro, álcool em gel para que a higienização das mãos seja feita regularmente.
A recomendação é que os objetos pessoais, como bolsas e até mesmo materiais de escritório usados no dia a dia fiquem guardados em gavetas para garantir maior segurança e não sejam um ponto de contaminação.
Os elevadores devem funcionar com menos pessoas por vez e corredores devem ser alargados para garantir que as pessoas transitem respeitando a distância recomendada pela OMS. As estações de trabalho devem respeitar os dois metros de distância entre si.
Reuniões com equipes reduzidas
Menos gente, mais espaço. Esse é o lema que as empresas devem tomar como regra para garantir a segurança nos ambientes de trabalho. As reuniões precisam ser feitas em escalas, com o time reduzido.
O ideal é que uma parte participe presencial e outra parte fique conectada remotamente. É indispensável que os ambientes estejam sempre bem ventilados, com janelas abertas para garantir a circulação do ar e evitar a propagação do vírus.
Regras de higiene que já fazem parte do novo normal
É muito importante que as empresas disponibilizem kits com máscara e álcool em gel em todas as mesas para os colaboradores. Além disso, as rotinas de limpeza devem ser reforçadas, principalmente em ambientes como banheiros e cozinha. O ideal é que áreas comuns sejam temporariamente interditadas.
A tecnologia como grande aliada da nova rotina
Os ambientes do pós-pandemia podem contar com a tecnologia como uma grande aliada para se adaptar a tantas mudanças neste momento.
Gestão do Ponto
Na hora de chegada, por exemplo, quando o colaborador faz o registro do ponto, o ideal é que ele não precise tocar em nenhuma superfície. O legal é recorrer às inovações como apps de ponto no seu smartphone, e que permitam o registro através de touch ID, reconhecimento facial ou outras alternativas disponíveis.
Acionamento automático
Desde a porta de chegada até os refeitórios ou banheiros, as empresas podem recorrer aos sistemas de acionamento automático para evitar que os trabalhadores toquem nas peças.
Contactless – o novo normal “sem contato”
No controle de acesso dos funcionários, as empresas devem passar a adotar tecnologias como terminais de reconhecimento facial ou leitores de impressão digital sem contato, além dos QR Codes (código de barras bidimensional).
Conte com uma tecnologia avançada como alternativa eficaz para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas.
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Integrados ao software Ronda Senior | Gestão de Acesso e Segurança, os terminais de reconhecimento facial são indicados para empresas que tenham uma grande circulação de pessoas e uma preocupação estratégica com a segurança, ao buscar uma forma de controlar melhor os colaboradores e visitantes com experiências “sem contato”.
Além de dispensar o uso de crachás ou quaisquer identificações físicas para reconhecer a pessoa, o terminal da Hikvision ainda mede a temperatura corporal para detectar possíveis enfermidades e detecta se o indivíduo está ou não usando a mascara de proteção, proporcionando prevenção e orientação sem nenhuma intervenção humana.