Portos de Itajaí e Imbituba SC revelam planos para expansão do setor
Clientes da solução Gestão de Acesso e Segurança da Senior, Portos se preparam para receber a nova geração de navios e ampliar capacidade logística do Estado.
Apesar da conjuntura atual, tanto o porto de Imbituba quanto o de Itajaí estimam fechar o ano com crescimento e anunciaram a linha Ásia, que iniciou em setembro operações em Itajaí e em Imbituba. As informações referem-se as ações em andamento para receber uma nova geração de navios com maior capacidade e acompanhar a expansão do setor e foram apresentadas por representes das duas organizações durante reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
Em notícia publicada pelo Portal AMANHÃ, segundo Marcelo Salles, superintendente do Porto de Itajaí, um estudo da ONU mostra que as projeções de crescimento de movimentação de cargas conteinerizadas eleva de duas a três vezes o respectivo PIB do país. Por exemplo, se o índice crescer 3% ao ano, estima-se um avanço na movimentação de contêineres de 6% a 9%.
O presidente da Câmara, Mario Cezar de Aguiar, destacou que a movimentação de contêineres em Santa Catarina cresceu 77% entre 2010 e 2016 – passou de 952 TEUs em 2010 para 1.686 TEUs em 2016. “Santa Catarina pode ser uma plataforma logística invejável. Temos todas as condições. É uma vocação do Estado, mas, para isso, precisamos melhorar nossas condições de infraestrutura”, declarou, lembrando que os cinco portos catarinenses respondem por 19% da movimentação de contêineres do Brasil, com potencial para aumentar esse percentual.
Salles, do Porto de Itajaí, também falou sobre o novo acesso aquaviário ao complexo portuário e disse que a primeira etapa das obras possibilitará operações de navios de até 335 metros e está sendo executada pelo governo de Santa Catarina, com investimento de R$ 104 milhões e previsão de conclusão para abril de 2018. O porto busca a liberação de R$ 220 milhões para as obras da segunda etapa do projeto, que permitirá atender navios de 366 metros. Os recursos estão no Orçamento da União (PPA 2016-2019). Marcelo ressaltou ainda que há obras de dragagem em andamento para a recuperação da profundidade, que hoje está com 13 metros e em um mês e meio deve alcançar 14,5 metros.
O diretor-presidente do Porto de Imbituba, Luís Rogério Pupo Gonçalves, lembrou que o governo catarinense assumiu em dezembro de 2012 a operação. “Quando iniciou esse processo foi uma transformação complexa porque, teoricamente, saiu de uma empresa privada para uma empresa pública. Por uma série de ações está dando lucro, resultado e aumentando sua participação no mercado. É um fato. É resultado de planejamento”, afirmou, lembrando que há áreas livres para receber novos investimentos. O porto conta com três berços de atracação, pode operar com calado de 14,5 metros e o canal de acesso tem 17 metros de profundidade. As condições do porto permitem receber navios maiores que em breve começam a operar na costa brasileira.