Senior apoia grandes varejistas na gestão preventiva do passivo trabalhista
Em encontro, clientes da companhia conversam sobre entendimento das demandas do setor e melhor aproveitamento da TI na gestão de pessoas
Blumenau, 12 de agosto de 2014 – A Senior, uma das maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão no Brasil e reconhecida por compartilhar conhecimentos em prol da evolução de seus clientes, trouxe à sede da companhia grandes nomes do varejo para uma conversa sobre gestão de pessoas.
Realizado no início de agosto, o encontro reuniu 12 clientes da região Sul do Brasil e, além da conversa sobre gestão preventiva do ativo trabalhista no varejo, também tratou do papel dos sistemas de gestão nesse cenário. Com a criação da Portaria 1510, as regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho em relação ao ponto eletrônico são mais rígidas. “Isso exige das empresas soluções de gestão que previnam a geração de um passivo trabalhista”, explica o gerente de Produto da Senior, Ricardo Kremer. “Utilizar a TI para automatizar as obrigações legais, descentralizar a gestão para a operação, realizar auditorias automáticas no sistema e acompanhar indicadores mensais dos passivos através do BI e relatórios são algumas maneiras de prevenir o problema”, diz Luciano de Liz Barboza, gerente de Recursos Humanos das Lojas Salfer, que tem sede em Joinville/SC.
Os tipos mais comuns de descumprimento dos direitos trabalhistas são a falta de registro do contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social do empregado, a falta de pagamento das horas extras, o não recolhimento dos encargos sociais sobre a parte variável do salário, por exemplo. A aplicação de multas por parte dos órgãos de fiscalização e/ou então a emissão de uma sentença condenatória por parte da Justiça do Trabalho é que tornam o passivo trabalhista real. “O grande problema é que nestes casos o passivo trabalhista gerado durante meses ou mesmo anos é cobrado do empregador de uma só vez, o que em muitos casos resulta na inviabilidade financeira do negócio”, continua Kremer.
Além da Salfer, o encontro, denominado Varejar, contou ainda com a presença das empresas Altenburg, Benoit, Brandili, Cassol, Havan, Hennings, Hering, Karsten, Marisol, Rede TOP e Tumelero. Esta é a segunda vez que este encontro é realizado na sede da Senior, em Blumenau/SC. “Pretendemos tornar esta agenda uma constante no nosso calendário de ações juntos aos clientes”, compromete-se Hermínio Gastaldi, diretor de mercado da companhia. O 1º Varejar, realizado no final de 2013, validou os resultados de um projeto dentro da solução de Gestão de Pessoas da Senior desenvolvido em parceria com a Salfer, que visou atender a gestão das pessoas especialmente na loja. “Neste segundo encontro, conseguimos ir além da demanda em relação ao nosso produto e realmente entender ainda mais as particularidades do varejo, assim como promover uma verdadeira integração entre nossos clientes e as pessoas que trabalham na construção da solução implantada em cada um deles”, complementa o gerente de Produto da Senior, Ricardo Kremer.
Um segmento peculiar
As particularidades do varejo torna-o um segmento que pede atenção especial por parte dos fornecedores e os sistemas de gestão precisam permanecer sempre atualizados em relação às legislações e obrigatoriedades do Governo para prover a seus clientes orientações em relação ao melhor uso das soluções implantadas, visando o cumprimento das regras, redução de custos e incremento da produtividade. Além da solução Gestão de Pessoas, a solução Gestão Empresarial | ERP da Senior também conta com especificidades para o varejo, em especial aos de Drogarias e Farmácias e Eletromóveis.
A Senior é uma das maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão no Brasil. Especializada em softwares para Recursos Humanos, oferece ainda soluções compatíveis e complementares para gestão empresarial e gestão de acesso e segurança, além de um pacote completo de serviços de implantação, consultoria e suporte em TI.
Também disponíveis na modalidade Cloud Computing, as soluções da companhia atendem empresas de todos os portes dos mais diversos segmentos econômicos e localizadas em várias regiões do País.
Fundada em 1988 em Blumenau (SC), possui 6 filiais (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco) e cerca de 100 canais de distribuição em todo o Brasil, totalizando 3 mil pessoas envolvidas – entre colaboradores, parceiros comerciais e canais de distribuição.