Balanço da Senior aponta crescimento de 23% em 2013
Com faturamento de R$ 141,3 milhões no ano passado, meta da empresa é alcançar a marca de R$ 1 Bilhão em 2022
Blumenau, 21 de fevereiro de 2014 – A Senior, uma das maiores empresas em desenvolvimento de software para gestão no Brasil, fechou o ano de 2013 com um crescimento de 23% em relação ao período anterior, alcançando um faturamento de R$ 141,3 milhões.
De acordo com o presidente da Senior, Carlênio Castelo Branco, para atingir a meta de R$ 1 Bilhão de faturamento em 2022 e manter o ritmo de crescimento de 2013, a companhia tem um plano de negócios ousado, que engloba a aquisição de operações complementares, a expansão dos canais de vendas em todo o território nacional e o fortalecimento em mercados especializados, inclusive para pequenas e médias empresas. “O investimento em serviços com valor agregado e o engajamento das pessoas com a cultura de inovação e de alto desempenho são outros fatores-chave para o sucesso”, explica.
Com base nesse plano, em 2013 a companhia abriu uma filial no Rio de Janeiro para atender o mercado local e os de Minas Gerais e Espírito Santo e investiu na consolidação da unidade de Recife, inaugurada no fim de 2012. Também foi adquirido o controle societário de um dos maiores canais de distribuição do interior de São Paulo, a PMS – Performance Management System -, localizado em Indaiatuba, região de Campinas.
A compra da PMS marcou não apenas a expansão da Senior pelo interior de São Paulo, mas também a criação da primeira célula de desenvolvimento fora da matriz, em Blumenau. A descentralização tem o objetivo de aumentar a capacidade da empresa em conceber soluções complementares às já existentes, entregando ao cliente o que ele realmente necessita, no menor tempo possível e com a máxima qualidade em serviços.
Ainda para aumentar a presença nacional, houve ampliação da equipe de vendas e foram credenciados mais sete novos canais de distribuição. Para Castelo Branco, o aumento da capilaridade, aliada ao investimento em formação e aprimoramento, impulsionará ainda mais o crescimento da empresa nos próximos anos. “Precisamos estar perto dos mercados estratégicos e entender as peculiaridades dos setores econômicos dos clientes para oferecer soluções customizadas e efetivas”.
O investimento em novos negócios e em soluções voltadas para pequenas e médias empresas começou em 2013, com o lançamento do GO UP – ERP, software de gestão empresarial customizado de acordo com as necessidades de cada setor, e da criação da Head Tecnologia Integrada. Com aporte de R$ 1,5 milhão, a nova empresa atende o mercado de segurança e automação predial e complementa as soluções de acesso da Senior. “O mercado de pequenas e médias empresas está em franco crescimento e recebe incentivos do Governo Federal. Portanto, precisa se profissionalizar”, diz o executivo.
Em 2013, um dos pontos-chave da companhia para se diferenciar junto a este nicho de mercado foi o lançamento das suas soluções em sistema de Cloud Computing. O objetivo, segundo Castelo Branco, é facilitar a vida do pequeno e médio empresário, uma vez que o gerenciamento da infraestrutura é feito pela Senior. “A grande vantagem é a redução de tempo e custo, que pode chegar até a 80% caso o sistema estivesse dentro da empresa”.
Além disso, a nova oferta de Business Intelligence da companhia auxilia clientes a tomar as melhores decisões estratégicas para seus negócios, por meio da integração de softwares de diversas áreas das organizações desenvolvidos ou não pela Senior.
“Em continuidade ao nosso planejamento, concentraremos esforços, ainda, para atender as necessidades dos segmentos de agronegócios, varejo (eletromóveis, drogarias e farmácias), metal e mecânico, plástico e borracha, móveis, alimentos, vigilância, limpeza e governo”, completa.
Os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação alcançaram R$ 26 milhões no período, o que comprova a cultura da empresa em sempre oferecer ao mercado soluções flexíveis e confiáveis para atender as exigências dos mais diversos setores da economia. Ainda alinhada com essa estratégia, a Senior destinou R$ 2,5 milhões em programas de capacitação em 2013, frente a R$ 1,5 milhão em 2012. O lançamento da Universidade Corporativa Senior impactou positivamente nos resultados da companhia.
Projeções para 2014
A estratégia de negócios para 2014 seguirá o plano iniciado em 2012 e reforçado em 2013, com grande ênfase no fortalecimento da célula de desenvolvimento de Indaiatuba e na aquisição de soluções complementares ao portfólio da Senior, principalmente para o atendimento aos segmentos de mercado definidos como estratégicos pela companhia. “Além disso, continuaremos com os investimentos em soluções voltadas às pequenas e médias empresas”, acrescenta, Castelo Branco.
O eSocial, que deve entrar em vigor a partir de abril, merecerá atenção especial da Senior, uma vez que exigirá que empresas reestruturem a forma de atuação da área de Recursos Humanos para atender às exigências do Governo.
Diante desse cenário, a Senior está adequando as suas soluções para o eSocial e realizando treinamentos com sua equipe de consultoria. Além disso, conta com uma ferramenta de análise do seu impacto sobre as empresas.
Com a execução desses planos, a empresa espera faturar mais de R$ 190 milhões em 2014 e atingir um crescimento de 34% em relação a 2013. Os investimentos em inovação e capacitação também continuarão em alta, com R$ 35 milhões e R$ 2,5 milhões destinados às áreas, respectivamente.
A Senior é uma das maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão no Brasil. Especializada em softwares para Recursos Humanos, oferece ainda soluções compatíveis e complementares para gestão empresarial e gestão de acesso e segurança, além de um pacote completo de serviços de implantação, consultoria e suporte em TI.
Também disponíveis na modalidade Cloud Computing, as soluções da companhia atendem a mais de 10 mil empresas de todos os portes dos mais diversos segmentos econômicos e localizadas em várias regiões do País.
Fundada em 1988 em Blumenau (SC), possui 6 filiais (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco) e cerca de 100 canais de distribuição em todo o Brasil, totalizando 3 mil pessoas envolvidas – entre colaboradores, parceiros comerciais e canais de distribuição.