Sua empresa tem conteúdo?

Investir tempo e dinheiro na criação de conteúdos realmente relevantes para o seu público pode ser uma estratégia assertiva na conversão dos leads do seu funil de vendas.

Para continuar nossa série sobre o RD Summit 2018, vamos falar de marketing de conteúdo… onde vive? Do que se alimenta?

A estratégia de marketing de conteúdo visa atrair e engajar determinado público-alvo através de entregas relevantes capazes de envolver as pessoas e gerar valor acerca de um assunto. Além disso, essa técnica tende a gerar uma percepção positiva da marca quando o seu conteúdo consegue transmitir conhecimento e solução para o público e assim gerar mais negócios.

Com o volume de informação que recebemos o tempo todo, somos colocados em uma posição de poder de escolha. Hoje é possível escolher o que queremos consumir, e as marcas tem o poder de criar conteúdos pautados no real desejo dos seus consumidores.

Na palestra do André Siqueira, Co-fundador da Resultados Digitais, ele aponta que o mercado já entende que deve fazer conteúdos de valor, a pergunta agora é como fazer, e ainda como fazer melhor. Nesse caso fazer melhor significa conseguir falar sobre o valor do seu produto e o que isso agrega para o seu público, que problema resolve, o que você pode ensinar, ao invés de explorar características. Seguindo essa fórmula, despertar o interesse e efetivar a venda será uma consequência de uma estratégia bem aplicada.

Por que aplicar uma estratégia de conteúdo?

Além dos benefícios que já falamos antes, aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa pode trazer awareness para sua marca, onde as pessoas passam a conhecer a sua marca e os seus valores através da credibilidade. Passada a fase de awareness, você ganha recorrência e logo se torna referência naquilo que transmite ao seu público.  

Com um fluxo bem estruturado, a partir da recorrência é preciso pensar na automação e logo seu conteúdo ganha escala e assim é cada vez mais orientado para o sucesso do seu cliente, garantindo que ele entenda seu produto e saiba até a utilizar muito antes de comprar, passando a ser visto como única etapa do funil para aumentar a conversão de leads.

Todas as etapas do seu planejamento, produção de conteúdo e execução tem que ser pensados para quem você deseja impactar, afinal seu público não consome uma marca e sim tudo que ela representa. Por exemplo, se você está lendo este post blog é porque de alguma forma esse texto chamou sua atenção, ou o assunto parece lhe entregar alguma informação importante.

Estratégia de marketing de conteúdo aplicada

Avalie a efetividade do seu conteúdo

Estruturação, personas, métricas, resultados! De nada adianta você produzir um conteúdo sem pensar na conectividade deste material com outras estratégias da sua empresa, e mais importante, sem pensar em quem irá consumir. Cada pessoa tem um perfil diferente de comportamento, até mesmo para consumir e interagir com o seu conteúdo. André sugeriu em sua palestra o uso de um gerador de personas para realmente produzir algo baseado na persona do seu negócio. Siga a fórmula: mais contexto e mais personalidade, é sucesso na certa!

Feito isso é hora de pensar na efetividade, então aqui vão 6 fontes para avaliar se seu conteúdo é efetivo:

  • Brainstorming: Troque ideias, todas são bem-vindas.
  • Jornada de compra: Verifique se o seu conteúdo se encaixa e ajuda na jornada de compra do seu cliente.
  • Interação e necessidades de vendas, atendimento e suporte: Já pensou que o seu conteúdo pode facilitar todos esses canais?
  • Referências externas: Fique de olho no que o mercado também fala sobre o tema que você deseja explorar.
  • Conteúdo oportunístico: aproveite as oportunidades do momento, seja leve e efetivo.
  • Uso de palavras-chave: conteúdo orientado para SEO SEMPRE!

Ter conteúdo vai além

No marketing não podemos esquecer daquilo que não muda… ou seja, as pessoas. Hoje o público consome conteúdo nos mais diversos formatos e padrões. Não pare nos textos, há diversos tipos de conteúdo relevantes como vídeos, podcasts, infográficos, listas… explore, você tem um mundo de possibilidades e ainda pode usar isso como diferencial competitivo.

E para integrar essas estratégias ao seu time de conteúdo e torná-lo 10x mais produtivo, desenvolva a cultura de um mindset de crescimento, dando lugar para novas habilidades e competências. Não esqueça de integrar os processos, a comunicação, a inteligência e a visibilidade das suas entregas na empresa e proponha desafios que ajudem seu time a crescer. Nunca esqueça dos feedbacks construtivos, eles podem formar profissionais de excelência aos moldes da sua necessidade.

Priciely Ribeiro Lourenço é Analista de Comunicação na Senior Sistemas.

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp