Preciso de um ppt. E agora?

Em algum momento da vida você já precisou, ou ainda vai precisar criar uma apresentação. E sempre bate aquele desespero, por onde começar? Mas calma, existem alguns conceitos básicos que podem te ajudar a ter slides mais impactantes, funcionais e atrativos para o seu público alvo. Um ppt é muito mais que texto e imagens e é justamente isso que precisamos falar sobre.

Defina o objetivo da sua apresentação

A construção de uma apresentação oral é diferente de uma apresentação que será disponibilizada na nuvem. Na apresentação oral seu slide deve servir como um guia para a sua narrativa, enquanto a que será enviada deverá ter mais detalhes. Sabendo disso, o primeiro passo para construir seus slides é estabelecer um roteiro.  Independentemente do caso, se você vai apresentar ou enviar por e-mail, o roteiro pode ser o mesmo, mas a estrutura dos seus slides será diferente.

É verdade: menos é mais

Neste momento sua atenção está voltada para a leitura deste texto. Automaticamente, seu cérebro vai dar menos importância para as informações secundárias ao seu redor, como o ruído dos carros passando na rua. É o que acontece no momento que olhamos para um slide.

Nosso cérebro interpreta os sinais visuais e classifica o que é mais importante, e o que é ruído. Quanto mais informações e códigos visuais estiverem em seu slide, mais difícil de reter a atenção para o que é realmente importante: sua história.  

Classifique e crie uma hierarquia de informações

Entenda qual é a informação primária, e qual é a informação secundária do seu slide. As informações primárias devem aparecer mais destacadas, com um tamanho de fonte maior ou em negrito, por exemplo. Sua apresentação vai ficar muito mais fácil e mais fluída se você organizar e classificar a ordem das informações que você quer passar.

Fundo também é informação

O fundo deve ser considerado quando você faz a hierarquia do seu conteúdo, ter coerência com a história que você está contando. Um fundo sem sentido é mais um ruído para distrair seu espectador do que é realmente importante.

Leia também: 6 dicas para se preparar para visitas e vender mais

Slide é de graça

Então porque todo seu conteúdo em um slide só? Existe uma quantidade máxima de informações que cabem em um slide.  Se você tem claro a hierarquia das informações que você precisa passar, você vai perceber que nada te impede de dividir estas informações em mais slides. Lembre-se que quantidade de slides não serve para medir o tempo de uma apresentação e que o mais importante de tudo é a narrativa. O slide é um “plus” da sua apresentação.

Espaços em branco também contam histórias

O cuidado com os espaçamentos entre os elementos do slide, não é só uma questão estética. Que interpretações você pode chegar ao ver a imagem dessa família?

A quebra do padrão no espaçamento entre os elementos dá destaque à informação. Utilize a quebra de padrões a favor da história que você está contando.

A fonte é a voz do texto

Você certamente já usou algum emoji para se expressar no aplicativo de bate-papo. Como a fonte é sempre a mesma, o “tom de voz” é sempre igual. O uso das fontes na sua apresentação tem a mesma função. Cada fonte tem um “tom de voz” diferente, e é um excelente recurso visual para nos ajudar a contar histórias. Fontes como a Calibri e a Verdana, por exemplo, tem um tom de voz mais neutro.

Bem diferente da Comic Sans, que parece ter um tom mais “descontraído e brincalhão”. É bem provável que a empresa em que você trabalha tenha um guia de fontes e cores já pré-estabelecidos que faz sentido com a mensagem que ela quer passar e como ela quer ser percebida. Faça uso deste guia.

vozes

Independentemente da finalidade da sua apresentação, sempre preste atenção na legibilidade da fonte que você vai escolher e se ela faz sentido com a história que você quer contar.

Apresentar é contar uma história

Temos a tendência a acreditar que uma apresentação de trabalho deve ser contada de uma forma muito diferente das histórias que contamos para nossos amigos. A evidência disso é que, se temos uma reunião de trabalho, como uma apresentação de projeto, quase que instantaneamente pensamos que precisamos de um arquivo ppt.

O arquivo ppt não pode fazer nada se você não dominar a narrativa da história que você quer contar. O domínio da narrativa é o que vai fazer com que sua apresentação retenha mais informação e seja mais impactante para o espectador.

Agora que tal colocar as dicas em prática?

Valquiria Ortiz é Analista de Marketing na Senior Sistemas.

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp