Integração de sistemas no mundo corporativo

Entenda a importância da integração de sistemas nas empresas e como ela pode otimizar o fluxo de trabalho.

Empresas modernas necessitam cada vez mais consumir um conjunto de tecnologias para satisfazer suas necessidades operacionais ou rotinas de processos. Com isso, conforme a expansão do empreendimento ocorre, a infraestrutura de TI torna-se mais custosa e dificulta a execução de processos com qualidade.

Nesse contexto, a integração de sistemas é uma boa alternativa para otimizar o fluxo de trabalho empresarial. Com um ambiente digital integrado, torna-se mais simples a gestão e compartilhamento de dados e recursos dos ativos de uma empresa dentro de toda a organização.

O que significa ter um ambiente digital integrado?

Uma integração consiste em utilizar dois ou mais componentes em conjunto, extraindo recursos de cada um para resolver problemas ou otimizar processos.

É possível integrar sistemas, equipamentos e aplicativos. Podem ser programas especialistas já desenvolvidos ou podemos criar um módulo novo integrado à outros já existentes de uma determinada solução.

Planejamento do processo

Ao realizar uma integração é preciso entender muito bem qual é o papel de cada elemento que será utilizado. Esse esclarecimento é fundamental para que os integrantes tenham uma interação com o máximo de aproveitamento e performance. Sem esse esclarecimento corre-se o risco de duplicar rotinas ou perder informações.

Outro ponto importante é planejar como será feita a comunicação entre os diversos sistemas envolvidos. O ideal é que o comportamento dos programas não seja alterado por conta da integração. Modificar o comportamento de um sistema pode impactar em rotinas internas ou em outras integrações já existentes.

Deve ser definido um contrato entre as partes, o que cada componente vai receber, executar e disponibilizar, e como será feita a conversão dos dados. É provável que os sistemas tratem situações parecidas de forma diferente, exemplo: em um podemos ter apenas cadastro de colaboradores, enquanto em outro podemos ter empregados, terceiros, parceiros etc. Neste cenário, um deles terá que converter terceiros em colaboradores ou colaboradores em empregados ou parceiros. Pode ser necessário criar funcionalidades ou obter novos dados para realizar tal operação.

O que é necessário para integrar sistemas?

Alguns outros pontos importantes devem ser definidos, como: qual das partes será responsável por iniciar a comunicação, quais dados serão replicados entre os sistemas, se estes conhecerão o negócio e a lógica uns dos outros ou um deles irá apenas disponibilizar informações, sem conhecer quem a utiliza. Tudo isso depende das características e papel de cada sistema.

Para integrar os sistemas, existem diversas técnicas e ferramentas, desde alto nível como o Pentaho PDI até outras de baixo nível como integrações diretas entre bancos de dados e arquivos. Dentro das estratégias de integração temos várias abordagens como:

  • Associação Simples: Onde um ponto extremo se comunica com o outro
  • Ponto de Distribuição Central: Todas as mensagens são centralizadas em um único local, seja ele um banco de dados ou um sistema ERP, como um barramento de mensagem.
  • Integração de Serviços: Nesta estratégia é consumido um serviço que decide quais outros aplicativos, pontos extremos ou funções precisam ser acionados para atender demais estratégias apresentadas acima.

SQUAT

Independentemente da estratégia utilizada precisamos resolver vários problemas de alto nível, e para nos ajudar nesta tarefa podemos utilizar a técnica  SQUAT (Software Quality Attribute Trading) que nos lista atributos importantes como:

  • Eficiência
  • Confiabilidade
  • Capacidade de utilização
  • Manutenabilidade
  • Extensibilidade
  • Interoperabilidade
  • Reutilização
  • Correção
  • Flexibilidade
  • Capacidade de teste

Priorizamos essa lista de atributos em ordem de importância, onde o cliente também tem papel ativo. Quando precisamos rever a estratégia para um ponto específico, utilizamos os atributos acima para escolher a melhor estratégia que atenda as necessidades do item de prioridade mais alta.

Abaixo, um exemplo de integração entre sistemas de diversos tipos.

imagem 1: Exemplo de estratégia mista de integração.

Sendo assim, podemos concluir que a integração de sistemas se faz cada vez mais necessária nas organizações. Todavia existem alguns desafios da integração moderna que devem contemplar outros cenários como software em nuvem, escalabilidade, alta disponibilidade, alta performance, bem como resiliência (capacidade de se recuperar de falhas), facilidade de entendimento ,controle por fluxos (ETL), diversidade de fonte de informações e aumento exponencial no volume de dados (Big Data).

A área de Fábrica de Software da Senior possui especialistas no quesito integração sistêmica, que através da vasta experiência de mercado e avançado conhecimento, viabilizam integrações que apoiam as empresas a terem um processo mais ágil, com informações circulando em maior rapidez, tomada de decisão e execução dos serviços mais simplificada dentre os softwares e aplicações da empresa.

Saiba mais sobre a Fábrica de Software da Senior.

Por Anderson Bockor – Analista de Sistemas; Dario Alves – Arquiteto de Software; Maicon Aguero – Analista de Sistemas da Senior. 

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp