Tecnologia por trás dos Bitcoins pode ser adotada em diferentes modelos de negócio. Conheça 5 aplicações práticas do Blockchain e saiba como esse novo conceito de banco de dados distribuídos está transformando produtos e serviços ao redor do mundo.
Blockchain é um conceito inovador de banco de dados que ficou conhecido através de seu uso para transferência de Bitcoins. A tecnologia surgiu em 2008, juntamente com a moeda digital, e foi oficialmente lançada para o público em 2009. Apesar de terem sido pensadas em conjunto e serem popularmente relacionados, o Blockchain não está condicionado à existência do Bitcoin e vai muito além dele.
A tecnologia inovadora é um tipo de banco de dados que pode ser criado e aplicado de diferentes formas, e para os mais variados fins. Além disso, não está relacionada a um único produto ou fornecedor. O diferencial está na segurança do sistema que forma uma rede distribuída e, ao contrário dos bancos de armazenamentos de dados tradicionais, não mantém um registro centralizado de informação.
Todos os dados são distribuídos em blocos, dificultando modificações, alterações isoladas ou fraudes, já que tudo que é registrado no banco não fica alocado em um único lugar. Para que uma transação seja válida, todos os computadores ligados a essa rede precisam reconhecê-la.
A transação, unidade de dados operada pelo Blockchain, não está necessariamente relacionada a moedas. Já existem diferentes modelos de negócio espalhados pelo mundo estudando e testando a aplicação dessa tecnologia em blocos.
Conheça algumas das possibilidades de aplicação do Blockchain que poderão transformar o nosso dia a dia:
1 – Transferência de dinheiro, pagamento e serviços financeiros
O formato mais conhecido de uso do Blockchain é para serviços financeiros e transferência de dinheiro, já que foi desta forma que o conceito surgiu. Além do Bitcoin, que utiliza a tecnologia para transferência de dinheiro sem a intervenção de terceiros (como bancos), o Blockchain também pode ser aplicado a serviços simples de troca e envio de dinheiro, como compras, por exemplo.
Atualmente, toda transação oficial precisa envolver empresas de validação com sistemas próprios, mas com a programação em blocos, tudo isso poderia ser simplificado. Alguns bancos como Santander e Citigroup vêm explorando o Blockchain e testando novos modelos de transações descentralizadas.
2- Contratos e registros
A oficialização de contratos através de cartórios envolve burocracia, tempo e dinheiro. Já os acordos não oficializados podem resultar em quebra de acordos ou fraudes.
A utilização do Blockchain para registro de contratos pode simplificar todo o processo e garantir a segurança que as partes envolvidas precisam ter, sem toda a burocracia. Essa prática pode ser aplicada a compra e venda de imóveis, indústria de entretenimento e instituições de seguros.
3- Economias compartilhadas
Com o Blockchain, economias compartilhadas como Uber, por exemplo, poderiam ser colocadas em prática sem uma organização para articular o sistema de caronas. Prova disso é o La’Zooz, Plataforma Descentralizada de Transporte de Israel que adotou o uso da tecnologia para resolver questões de sustentabilidade, viabilizando caronas e diminuindo o número de carros em circulação.
4- Cadeia de Suprimentos
Blockchain pode ser usado para gerenciar a cadeia de suprimentos de forma segura e transparente. Essa tecnologia já vem sendo utilizada pelo Walmart, em parceria com a IBM, e na prática, é aplicada para rastrear e controlar o caminho dos alimentos até os consumidores.
5- Eleições e sistema público
Dubai já está trabalhando para ser o primeiro governo a aplicar Blockchain em sua gestão. A tecnologia pode revolucionar o setor público com mais transparência, visibilidade e segurança, diminuindo também a corrupção.
O Blockchain também poderia ser utilizado como sistema para eleições mais seguras, através do registro de dados em votações, por exemplo.