O que aprendi em 3 dias na ilha da magia com 12 mil pessoas respirando marketing, vendas e transformação digital.
Estou falando sobre o RD Summit 2018, o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina que aconteceu no início de novembro em Floripa e proporcionou uma experiência única para todos os participantes.
Foram 150 palestrantes falando dos assuntos mais quentes da área, além disso a feira de negócios contou com vários expositores, algumas empresas já consolidadas no mercado como a Hotmart, Locaweb, 99 taxi, e também várias startups realmente inovadoras que prometem decolar nos próximos anos.
Durante 3 dias de imersão, pude obter alguns insights e espero compartilhar um pouco disso com 5 tendências para a era da informação:
Inteligência Artificial
Havia no evento uma pesquisa bem interessante, onde os participantes votam no que acreditam ser a tendência para o marketing em 2019. E a mais votada foi a Inteligência Artificial. Este tema esteve presente também em várias palestras e debates durante o RD. Com essa tecnologia os processos se tornam mais automatizados, eliminamos o trabalho repetitivo e isso permite que as pessoas sejam mais criativas com uma qualidade de vida cada vez melhor.
O evento contou com a participação de algumas empresas que oferecem soluções de Chatbot (que é um exemplo de IA), que tiveram a oportunidade de mostrar sua relevância em alguns debates. A Senior fornece soluções desse tipo, bora conhecer depois de ler o artigo?
SaaS
Nos últimos anos as novas tecnologias proporcionaram muitas transformações no mundo todo, Big Data, IA e IOT são algumas delas, mas o SaaS (Software as a Service) que foi apontado por vários palestrantes como o principal motivo de toda essa disrupção. A facilidade em criar um novo negócio e escalar a entrega de soluções é algo que vem potencializando vários mercados no mundo todo.
Isso vem transformando a forma com que consumimos produtos, serviços e até mesmo como nos relacionamos com as outras pessoas, com o SaaS surgiram novos modelos de negócios e players que há pouco tempo atrás nem existiam, novas profissões e nichos de mercado foram criados e isso elevou o nível de competitividade trazendo uma nova dinâmica para o mercado como um todo.
Customer Success
Trabalhar em prol do sucesso do cliente é um dos principais fatores que podem tornar uma empresa mais competitiva no cenário atual, as soluções estão cada vez mais acessíveis, e quanto mais difícil fica conquistar novos clientes, mais fácil é perder os clientes atuais por soluções mais inovadoras e baratas.
Uma cultura de customer success prova que o importante é o cliente atingir o melhor desempenho, e a empresa precisa disseminar esta ideia em todos os setores, independente se tem contato direto com ele ou não. Tome decisões pensando em facilitar a vida de quem compra seus produtos ou serviços.
Leia também: Customer Success: Conheça a nova forma de reduzir taxas de churn e garantir o sucesso do seu cliente
Inbound Marketing
Com o avanço nos meios de comunicação e a alta conectividade que o mundo contemporâneo proporciona, os consumidores sempre pesquisam muito antes de comprar ou contratar qualquer produto ou serviço, e isso trouxe uma grande oportunidade para os fornecedores. Além de fornecer o que o consumidor procura, agora as empresas nutrem seus clientes com conteúdo aumentando a participação na sua jornada de compra.
Mas como essa estratégia não é tão nova, e é algo que vem funcionando muito bem para muita gente, a tendência aqui é entregar conteúdos cada vez mais customizados de acordo com os desafios do seu público-alvo e mostrar o real valor da nossa marca. A internet está poluída com tanta informação, e ser notado se torna uma tarefa cada vez mais difícil.
Experiência
Por último, mas não menos importante, gostaria de enfatizar a experiência do cliente. Hoje em dia, não basta entregar o que o cliente procura ou necessita. As empresas precisam surpreender, gerar uma experiência transformadora, que faça com que eles nem lembrem que existem outras opções no mercado.
Um exemplo que vem ao caso, é o próprio RD Summit, a organização cuida de cada detalhe para proporcionar o que as pessoas chamam de “efeito Disneylândia”, deixando de ser apenas mais um evento com palestras e feira de negócios, e passando a ser um divisor de águas para grande parte de seu público.
Agora, pense nisso aplicado ao seu negócio, o que você pode fazer para tornar a experiência do seu cliente única e inigualável?
Ingomar Stein Junior é Analista de Inteligência Competitiva na Senior Sistemas.

