O mercado de e-commerce continua ganhando destaque na economia brasileira e deve crescer 12%, movimentando R$ 53,5 bilhões em 2018. As projeções são do relatório divulgado pela Ebit, que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores reais. Mais de 60 milhões de consumidores farão compras online este ano, impulsionando o setor.
Para que o comércio eletrônico da sua empresa cresça e se destaque em relação aos concorrentes, além de conquistar novos clientes, é fundamental contar com uma base fiel. E, para isso, é preciso colocar em prática uma série de ações estratégicas com o objetivo de fidelizar seus consumidores. Mais do que oferecer produtos e serviços, seu e-commerce deve promover a parceria e o bom relacionamento, gerando satisfação nos usuários.
Abaixo, apresentamos 4 práticas para fazer com que o seu e-commerce conquiste a preferência de seus clientes.
1. Atendimento de excelência
Proteger a reputação do seu negócio, por meio de um atendimento de qualidade e da valorização do consumidor, é um dos principais fatores para fazer com que o seu comércio eletrônico conquiste cada vez mais usuários. A forma como serão tratados do início ao fim da compra pode determinar a volta ou não dos seus consumidores.
Para prestar um bom atendimento e evitar que as pessoas tenham dúvidas ou reclamações a respeito dos seus produtos ou serviços, é importante estar presente em diferentes canais de relacionamento, como: e-mail, WhatsApp, redes sociais e lojas físicas. Essa tendência, conhecida como omnichannel, permite que o consumidor não sinta diferença entre o mundo online e o offline ao realizar uma compra.
2. Ofertas e promoções
Não há quem não goste de um brinde, um desconto ou uma promoção. Esses benefícios fazem ainda mais sucesso quando são “personalizados”, como, por exemplo, surpreender o cliente no dia de seu aniversário com alguma facilidade. Para isso, é fundamental mapear o perfil de seus consumidores e, com criatividade, criar situações para fazê-lo voltar ao seu e-commerce.
3. Entrega impecável
As pessoas costumam ficar ansiosas quando comprar algo pela internet, por isso, esse é um bom momento para surpreender seu cliente e, assim, aumentar as chances de fidelizá-lo. Isso inclui não atrasar ou, até mesmo, adiantar a entrega, além de encantar por meio de uma embalagem bonita, através do envio de carta personalizada em agradecimento pela escolha, um brinde ou um cupom de desconto para a próxima compra.
4. Pós-atendimento de qualidade
Caso seu cliente tenha algum problema com o produto adquirido, dê atenção, suporte e respostas transparentes. Proporcionar uma boa experiência até o fim do processo é imprescindível para estreitar laços com os consumidores, sempre fazendo com que eles se sintam valorizados e respeitados.