Em bom português, o "one stop shop" pode ser traduzido como um "loja de parada única" e representa uma abordagem em que a empresa fornece aos seus consumidores e clientes vários produtos ou serviços em uma só aplicação.
O conceito tem origem no varejo, como uma novidade para a comercialização, em uma experiência livre de concorrências ou outros atritos, com uma variedade de mercadorias em apenas um local ou plataforma.
Por apresentar uma série de vantagens para varejistas e clientes, o “one stop shop” se tornou uma tendência de mercado, se estendendo para outros segmentos econômicos, como a na tecnologia, por exemplo.
As empresas de softwares para a gestão identificaram no conceito oportunidades para facilitar o dia a dia dos usuários, uma vez que concentrariam todos os softwares em uma só plataforma, contribuindo com diferentes necessidades, como: segurança das informações, integração e conectividade e, até mesmo, na redução dos custos.
Entre os softwares ou plataformas que se adaptam ao formato, estão, inclusive, os para a gestão de pessoas.
A gestão de pessoas integrada, orientada pelo one stop shop
Frente aos diferentes cenários de mercado, a busca por tecnologias que facilitem as demandas e rotinas do RH torna-se uma urgência latente.
Porém, nem sempre a implantação destas tecnologias por si só é a resolução destes desafios, uma vez que, a grande maioria de softwares não estão integrados, dificultando a correta circulação de informações. Ao mesmo tempo que facilita algumas demandas, ainda mantém outras operacionais.
Neste cenário é que entram os softwares e plataformas de gestão de pessoas one stop shop, que funcionam como um hub central de todos os sistemas e processos existentes e atividades do setor, com várias vantagens:
- Gerenciar recursos de forma eficiente;
- Integrar perfeitamente as tecnologias existentes e novas;
- Aumentar o desempenho geral.
Benefícios do RH one stop shop
Todos os processos, consultas e tarefas relevantes para o RH são integrados no one stop shop, sendo perfeitamente combinados e coordenados. Para o departamento de RH, essa nova abordagem traz uma série de benefícios. Veja só:
Informações pessoais centralizadas
Um RH one stop shop tem as informações de colaboradores concentradas em um só sistema, desde dados pessoais, como de cadastro, gestão de remuneração, gestão de desempenho e outros, sem a necessidade de consultar e juntar informações manualmente de diferentes fontes, fornecendo uma visão 360º dos funcionários e eliminando demandas que tiram o tempo e a energia do time de RH.
Segurança e LGPD
As áreas de RH lidam diariamente com dados pessoais de forma sensível. O RH one stop shop diminui também o vazamento de dados sensíveis e a possibilidade de sanções legais, multas e processos trabalhistas, uma vez que, a troca de informações, desde a coleta até o tratamento, acontece em um mesmo ambiente digital e jornada segura, sem a interferência de terceiros.
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Redução de custos
Uma vez que o one stop shop concentra várias aplicações em uma só plataforma, há também uma diminuição de custos, uma vez que há diferentes necessidades do RH sendo atendidas em apenas um contrato.
Comunicação aprimorada
Um sistema one stop shop melhora a comunicação e colaboração entre o RH e demais setores também, uma vez que as solicitações, informações e pendências são enviadas por meio do software.
RH one stop shop: como aplicar?
Para aplicar esse conceito, é necessário investir em sistemas de RH unificados, que garantam a completa integração entre as ferramentas utilizadas para gerenciar todas as demandas de gestão de pessoas.
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