Quem atua no agro busca rentabilidade e competitividade no mercado. Contudo, sem uma direção certa, fica muito difícil sobreviver nesse setor, ainda que os números sejam positivos. Em outras palavras, a falta de uma boa gestão aumenta as chances de você ir à bancarrota, por isso é tão crucial fazer um plano de negócio do agronegócio.
Para prosperar, o empreendedor precisa seguir algumas orientações, que vão ajudá-lo a ter um norte até mesmo a médio e longo prazo. Dessa forma, ele entende melhor aonde seu negócio consegue chegar, quais os clientes mais propensos a comprar dele e como estar sempre em pé de igualdade com os concorrentes e atento às novas tendências do setor.
Continue lendo nosso artigo e aprenda como colocar em prática o plano de negócio no agronegócio!
Por que ter um plano de negócio no agronegócio?
Antes de operar, o empreendedor precisa fazer várias perguntas e levantamentos. Conforme obtém as respostas, ele entende com mais clareza como o seu negócio pode prosperar no agronegócio — é sempre importante frisar que o setor é concorrido e cada vez mais imerso na transformação digital.
Dito isso, não basta ter uma boa ideia e capital para colocar em prática. Conforme veremos a seguir, muitos pormenores precisam ser considerados, desde a parte financeira, marketing e operacional até aspectos jurídicos e tributários.
Fazendo assim, o empreendedor consegue ter mais facilidade — ou menos dificuldade — em gerir o negócio, principalmente em momentos de incerteza econômica ou de produção abaixo do esperado, por exemplo.
Como elaborar esse plano?
Entendida a importância de ter um norte na gestão rural, é hora de fazer os levantamentos e saber como ser competitivo, produtivo, eficiente e satisfatório aos clientes. Confira, a seguir, as dicas para montar o seu plano de negócio no agronegócio!
Analise o mercado
No atual momento, é preciso saber se ele é propício o suficiente para atuar no setor. Nesse sentido, é importante acompanhar os números, as tendências e projeções feitas para o agronegócio, pois isso ajudará, por exemplo, a se preparar para momentos de incerteza e riscos inerentes a qualquer negócio.
Saber o que os concorrentes estão fazendo também é de suma importância. Também conhecido por benchmarking, esse é um processo de análise que não pode faltar no plano. Afinal, ajuda o empreendedor a buscar meios de se diferenciar no mercado. Um produto mais completo, ou um processo mais fluido e eficiente, por exemplo, podem fazer a diferença na ponta da cadeia, que corresponde aos consumidores.
Descreva o negócio
Parece uma dica óbvia, mas fundamental e plausível de ser citada. Descrever o negócio é detalhar, entre outras coisas, aquilo que o produtor do campo vai comercializar. Um ponto-chave é ser o mais específico possível. Em outras palavras, se você vai comercializar maçãs, especifique se será a fuji, a gala ou a golden, por exemplo.
Além disso, descrever o negócio é mostrar as suas motivações para empreender no agronegócio. Consiste em mostrar a experiência e a formação de quem vai empreender. Isso, querendo ou não, transmite credibilidade e ganha respeito até mesmo dos concorrentes.
Também é importante descrever se os consumidores começaram a procurar mais o produto comercializado, bem como fazer projeções. Por exemplo, se o negócio deseja expandir no futuro a quantidade e variedade dos seus produtos vendidos, essa meta precisa ser indicada no plano de ação.
Elabore um plano de marketing
Ter um plano de marketing é conhecer em detalhes o perfil dos clientes que vão comprar do negócio. Além disso, consiste em determinar de que forma os produtos serão promovidos, sendo fundamental considerar a presença digital da empresa. Também é importante definir os preços e os diferenciais daquilo que será comercializado.
Monte um plano operacional
O plano operacional é aquele que especifica os processos produtivos e administrativos do empreendimento. Nesse sentido, ele deve prezar a clareza, a fluidez e a eficiência das rotinas internas do negócio rural, visto que esse conjunto de atributos impacta, entre outras coisas, a logística de distribuição e a satisfação dos consumidores.
Tenha um plano financeiro
Por meio do plano financeiro, é possível ter uma ideia de como o negócio estará no longo prazo. A aplicação e o monitoramento de indicadores são ações cruciais, pois vão apontar para muito mais informações acerca da lucratividade, mas também, por exemplo, se os preços praticados condizem com o mercado.
Defina o enquadramento tributário
O enquadramento tributário está relacionado com o volume de impostos pagos pelo negócio. Inicialmente, se a operação for muito pequena, é possível atuar como um Microempreendedor Individual (cujo faturamento anual máximo pode ser de 81 mil reais) e, com o tempo, tornar-se Microempresa, empresa do Lucro Presumido e empresa de Lucro Real, cujo faturamento anual pode ser superior a 78 milhões de reais.
Faça um calendário agrícola
Para produzir, é preciso que as condições climáticas sejam favoráveis. Esse é um dos principais motivos que justificam o calendário agrícola, ajudando o empreendedor a ter um pouco de previsibilidade acerca de riscos que ele não consegue controlar. Algumas informações que devem constar no calendário agrícola são:
- compra de insumos;
- data da semeadura;
- data da colheita.
Qual a importância do ERP no agronegócio?
Ter um ERP no agronegócio faz a diferença, já que esse sistema de gestão ajuda o empreendedor a gerir com mais eficiência as atividades e os recursos do empreendimento. O software também consegue automatizar várias rotinas manuais, liberando os profissionais para se dedicarem a atividades mais estratégicas.
Dito isso, dentre as principais vantagens do ERP, podemos citar:
- análise de indicadores financeiros, mostrando se os recursos e insumos estão sendo bem alocados ou não;
- integração a várias ferramentas, que facilitam o trabalho e tornam o empreendimento agro mais produtivo;
- redução de custos e desperdícios de produção, uma vez que ele contribui para os processos serem mais ágeis e fluidos.
O plano de negócio no agronegócio, como vimos, ajuda o empreendedor a gerir melhor os recursos e a promover eficiência operacional. Nós, da Senior Sistemas, oferecemos soluções completas que vão auxiliar em muitas atividades para fazer sua empresa crescer, ficar mais competitiva e ser reconhecida no setor do agro.
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