Balanced Scorecard: o que é, vantagens e como aplicar

Saiba tudo sobre balanced scorecard, quais as vantagens e como aplicar a estratégia no seu negócio.

Qualquer empresa precisa lidar com desafios no curto prazo, enquanto mantém um olho na sua visão para o futuro. Encontrar o balanço para atender aos dois momentos é fundamental, e é disso que trata o Balanced Scorecard.

Essa ferramenta permite identificar e abordar tarefas que irão tornar a organização cada vez mais forte, tendo em vista aspectos que não se limitam ao retorno financeiro imediato – embora não deixem de considerá-lo!

Fique à vontade para conhecer melhor os princípios do Balanced Scorecard, as vantagens de adotá-lo e, é claro, as dicas para implementar esse método na sua empresa!

O que é Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard, ou BSC, é uma forma de estabelecer e integrar metas diversas numa atuação coesa, alinhada com o planejamento estratégico da organização.

Por trabalhar com uma visão global do negócio, o Balanced Scorecard permite explorar relações de causa e efeito, promovendo mudanças em um departamento para aumentar os resultados de outro, por exemplo.

Ele é fundamentado em quatro perspectivas, que apontam áreas capazes de determinar o sucesso ou fracasso de uma organização no longo prazo. A ideia é ir além dos objetivos financeiros, fundamentais, mas limitados, que passam a ser vistos como uma das perspectivas, e não como o único marcador de sucesso na organização.

As quatro perspectivas serão exploradas em detalhes, mas já vale apontar que elas devem ser pensadas como partes de um mesmo todo, e capazes de se potencializar.

O uso do BSC está ligado ao estabelecimento de métricas e indicadores que podem ser pensados dentro de um plano de negócios, documento que vai orientar a atuação em cada área para garantir um alinhamento com a visão global.

Planos de negócios que trabalham com o Balanced Scorecard podem adotar modelos específicos para organizar esse plano, chamados Mapas Estratégicos. Eles permitem visualizar cada meta, bem como a sua ligação com os demais objetivos.

Uma vantagem do Balanced Scorecard é que ele pode ser integrado a outras metodologias, oferecendo um ponto de partida aperfeiçoável através de modelos como 5W2H, Six Sigma e Lean Enterprise, por exemplo.

As perspectivas do Balanced Scorecard

As quatro perspectivas são pilares para o Balanced Scorecard. Cada uma tem papel estrutural no sucesso da organização, e todas devem trabalhar juntas para que ela possa resistir às pressões impostas pelo mercado, concorrentes ou fenômenos como a transformação digital.

Apesar de sua interdependência, elas também carregam uma relação de causa e efeito: certas perspectivas são pré-requisitos para o sucesso nas demais, num movimento que vai do Aprendizado ao Retorno Financeiro.

Aprendizado:

Essa perspectiva está focada nas habilidades e experiência dos colaboradores, sejam os líderes ou os profissionais que atuam na linha de frente. É a boa, velha e incontestável ideia de que uma empresa é formada por pessoas sendo posta em evidência.

Perceba que estamos falando de Aprendizado, portanto captar talentos não é o suficiente. Uma cultura de evolução constante deve ser adotada, através de ferramentas como as metodologias ágeis, que oferecem um ambiente desafiador para o crescimento dos profissionais.

Com a evolução permanente dos conceitos, tecnologias e relações com o mercado, um colaborador contratado hoje dificilmente estará preparado para o cenário que enfrentará em alguns meses ou anos. Vem daí a exigência do Aprendizado como uma perspectiva do Balanced Scorecard.

Processos:

A gestão por processos é utilizada em diversas metodologias, e também compõe a estrutura do Balanced Scorecard. Ela é uma das melhores formas para obter eficiência e qualidade, já que utilizando processos bem definidos é fácil identificar e anular erros ou inconsistências.

É preciso atentar-se tanto para a criação quanto para o aprimoramento de seus processos. Eles não devem ser totalmente rígidos, podendo adequar-se às mudanças na realidade através de um ciclo de melhoria contínua, utilizando o Kaizen.

Cliente:

Atender às necessidades dos clientes é a única forma de manter-se relevante no longo prazo e transformar a sua visão para a empresa em realidade. Nessa perspectiva é cada vez mais importante acompanhar o cliente após a compra, através de um profissional ou equipe responsável pelo Customer Success.

Este setor é responsável por garantir a satisfação do comprador e obter informações que possam ser utilizadas para melhorar o produto, descobrindo se ele é fácil de usar e possui as funcionalidades esperadas, por exemplo.

Financeira:

Em última instância, é o poder financeiro que fará a empresa ter condições de atingir sua visão e causar o impacto desejado no mundo. Este fator não deve jamais ser desconsiderado, embora passe a compartilhar espaço com as demais perspectivas do Balanced Scorecard.

Iniciativas para reduzir despesas, aumentar as margens ou desenvolver produtos de maior valor sempre devem estar em foco, desde que permaneçam alinhadas com os critérios de Aprendizado, Processos e Clientes.

Um exemplo óbvio do que não fazer seria enganar os consumidores, alcançando um bom retorno imediato mas destruindo a reputação da empresa.

As decisões, no entanto, nem sempre terão um resultado tão evidente. Será preciso considerar em detalhes como cada perspectiva será beneficiada ou prejudicada pelos rumos que a companhia tomar.

Vantagens de utilizar o Balanced Scorecard

Essa metodologia permite estabelecer e perseguir uma visão clara de futuro, alinhando os esforços diários às metas estratégicas por uma relação direta de causa e efeito. Em outras palavras, ela torna possível reconhecer o resultado gerado por cada ação.

Uma vantagem do Balanced Scorecard é oferecer uma visualização simples dos objetivos e como eles se influenciam, graças aos Mapas Estratégicos. Ao invés de gastar páginas explicando a importância de alguma tarefa, todo o planejamento pode ser disposto em um único quadro.

A simplicidade para visualizar os objetivos e as relações de causa e efeito favorecem um sistema de melhoria contínua. Profissionais experientes saberão como impulsionar os resultados com apenas uma olhada para o Mapa Estratégico da organização.

Ele ainda permite alinhar métricas objetivas e abstratas. Aprendizado, por exemplo, é difícil de mensurar sem uma boa metodologia, mas o BSC faz com que ele seja definido através de indicadores concretos, mais fáceis de calcular e perseguir.

Como aplicar o Balanced Scorecard na minha empresa?

A definição das perspectivas já diz muito sobre como aplicar o Balanced Scorecard, mas existem algumas dicas para alcançar a maestria nesse processo.

Podemos apontar a comunicação como um ponto de importância fundamental para o sucesso da metodologia. Todos os envolvidos, do CEO aos estagiários, devem reconhecer as metas e a importância de cada uma, contribuindo de alguma forma para alcançá-las.

Para que isso ocorra, é preciso disseminar o pensamento estratégico e o mindset de crescimento. Os colaboradores não devem apenas apertar botões – eles precisam estar atentos a formas de melhorar a empresa a partir do seu posto de atuação.

Tais características são ainda mais importantes nos gestores da organização, que devem pensá-la como um organismo vivo e complexo, onde as mudanças numa parte afetam o sistema inteiro.

Isso dará as condições para saber como alinhar Aprendizado, Processos, satisfação do Cliente e a dimensão Financeira, alocando recursos onde for mais necessário a cada momento, e antecipando ou reagindo com celeridade às mudanças que afetarem o negócio.

Conclusão

O Balanced Scorecard é, antes de tudo, uma forma de ver a empresa como o que ela deve ser: uma entidade em busca de um objetivo. Isso ocorre tanto no campo das ideias, atrelado ao pensamento global, quanto no da prática, através dos Mapas Estratégicos.

Seu objetivo não é ignorar o sucesso financeiro, mas considerar a influência mútua que existe entre ele e as outras perspectivas. A empresa guiada pelo BCS torna-se um motor de lucro e algo a mais: uma estrutura sólida e capaz de se adequar, ou até mesmo liderar as transformações que estão por vir.

Esse artigo foi escrito em parceria com a AEVO, a maior plataforma de Gestão da Inovação da América Latina.

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp