Computação cognitiva e gestão de vendas: o que você precisa saber

Leia o post blog e entenda como a computação cognitiva pode ajudar o time de vendas a traçar novas metas.

Será que computadores poderão pensar como seres humanos? Não só podem como já são capazes de interagir e tomar decisões. A tecnologia por trás dessa inovação é mais conhecida como computação cognitiva e deve ajudar o time de vendas a traçar novas metas. Mas você deve estar imaginando como isso é possível!

Simples: a inteligência artificial transformou os dados em conhecimento. E o mais incrível de tudo isso, as máquinas agora são capazes de compreender. Essa é lógica do termo machine learning, proporcionar o aprendizado de uma quantidade massiva de dados sem a interferência humana.

Os robôs digitais são capazes de aprender sozinhos com suas próprias experiências!

É assim que a tecnologia imita a arte da vida. E o mesmo acontece com a missão do setor comercial. Conhecer desde hoje essa tendência, enquanto a computação cognitiva engatinha, faz com que seu time se torne mais estratégico e forte, pronto para um futuro muito próximo. Prepare-se para saber mais sobre essas tendências e se surpreenda com as vantagens da computação cognitiva na sua gestão de vendas.

Os seus clientes vão usar

A humanidade está chegando a um ponto em que o crescimento do mundo digital leva a um grande desafio: compreender e dominar os dados. Os seres humanos de hoje ainda não são capazes de processarem sozinhos a quantidade de bytes criados a cada segundo.

O digital, além de terra de ninguém, é gigantesco. Pode chegar a 2,3 zettabytes em 2020. São 21 casas decimais. 

Quem dera o faturamento do seu time chegasse a tal grandeza! Fato é que, não demorará muito para o consumidor depender totalmente de dispositivos inteligentes para lidar com essa quantidade massiva de informação. É aqui que a computação cognitiva precisa estar presente como um reforço do time de vendas. Já imaginou como isso é possível?

Um assistente em vendas

Falta pouco para 2020 chegar com grandes mudanças. Enquanto isso, algumas vantagens já são possíveis com funcionalidades agregadas ao sistema que gerencia o relacionamento.

Você sabia que algumas soluções podem oferecer um assistente em vendas?

Isso mesmo, tudo o que você precisa para resolver burocracias, formar um histórico de relacionamento com o cliente e organizar a rotina, pode estar agregado ao CRM (Customer Relationship Management). Desse modo o que é uma funcionalidade, pode se tornar a própria característica do sistema no futuro.

Hoje, alguns sistemas de CRM contam com robôs digitais capazes de atender vendedores durante a rotina de vendas. Sabe a velha agenda? É bem provável que ela seja dispensada com a ajuda desses assistentes virtuais.

Como se estivesse conversando com seu assistente, você envia comandos para o robô via texto ou áudio e consegue registrar impressões sobre o contato com clientes. O que é muito útil quando você ou o time estão em campo.

Além de conquistar o tão sonhado assistente para cada vendedor, ainda é possível ter uma visão holística das oportunidades. Isso porque, cada ação do time gera dados e aumenta a capacidade do sistema de atendimento de se autogerenciar para alcançar o crescimento. Isso é computação cognitiva!

Vai mudar o mundo e as estratégias

Hoje, apenas 24% dos profissionais de marketing e vendas contam com estratégias para adotar a inteligência artificial como ferramenta. É o que revela estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) em parceria com a consultoria Oxford Economics. A pesquisa ainda mostra que:

  •   93% consideram a computação cognitiva pronta conquistar o mercado;
  •   91% inteligência artificial é boa para as empresas;
  •   24% aplicam computação cognitiva no dia a dia;
  •   3% analisaram informações do mercado externo.

Já parou para pensar como anda o  setor comercial da sua empresa em relação a esses índices? Acompanhar o mercado na evolução da tecnologia de machine learning significa assistir de camarote mudanças que não afetam somente o setor de vendas, mas várias áreas diferentes como um todo. É um avanço contínuo que acontece em diversos segmentos diferentes que fazem parte da nossa vida.  A computação cognitiva vai mudar a vida das pessoas em seis áreas, pelo menos:

  1.    Na cura do câncer e na saúde;
  2.    Na música;
  3.    Na culinária;
  4.    Na hotelaria e turismo;
  5.    Na indústria de energia;
  6.    E na justiça.

Quantos consumidores afetados pelas mudanças nesses mercados podem fazer parte de sua clientela? Tenha certeza de que centenas, milhares e até centenas de milhares exigirão do seu time um tratamento VIP quando o assunto é adotar a tecnologia. Não há mais como negar a força da internet e das redes como um arsenal em vendas.

Preste atenção a essa força disruptiva que é a computação cognitiva associada à inteligência artificial. Ela vai mudar a sua estratégia em vendas muito em breve! E a Senior vai ajudar você a ter um lugar privilegiado nesse mundo de informações.

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