Não é só telefonia: entenda o segredo da plataforma de comunicação

Como uma empresa pode estar segura de que suas informações estão bem armazenadas em meio a tanta tecnologia e inovação? Confira como a plataforma de comunicação pode ser sinônimo de agilidade e segurança para sua empresa.

Utilizar uma plataforma de comunicação IP está se tornando comum no ambiente corporativo, o que ocorre pelo fato da antiga central telefônica ter evoluído. Cada vez mais as tarefas rotineiras são automatizadas e benefícios como a agilidade e segurança se tornam requisitos mínimos obrigatórios para toda ferramenta que transporte, armazene ou forneça informações.

Continue lendo este post e entenda o segredo da plataforma de comunicação IP.

A evolução para a plataforma de comunicação IP

Não muito tempo atrás, a compra de uma central telefônica era realizada pelas empresas apenas com o objetivo de atender e realizar ligações. Hoje, no entanto, a central telefônica é tecnologicamente evoluída. Ela deixou de ser só mais um equipamento dentro da empresa e passou a ser parte fundamental das estratégias de controle de custos, performance de vendas e qualidade no atendimento.

O grande momento de transformação da central telefônica ocorreu quando se tornou possível utilizar a rede de dados (pública e privada) para transportar voz em tempo real. A partir disso, voz, imagem, texto e todo tipo de informação passou a ser trocada nas empresas dentro de uma rede convergente, tornando desnecessário utilizar estruturas diferentes para serviços de telefonia, vídeo e internet.

Podemos entender como plataforma de comunicação IP toda solução que, por meio da rede de dados, disponibiliza um conjunto de funcionalidades que torna possível a comunicação em tempo real entre duas ou mais pessoas, coletando, organizando e disponibilizando informações para consultas. Como conjunto de funcionalidades da telefonia IP podemos citar:

  • Comunicação a custo zero entre ramais e unidades remotas
  • Bilhetagem de ligações recebidas e realizadas
  • Controle de ligações por usuário
  • Relatórios gerenciais de utilização da telefonia
  • Gravação de ligações
  • Mobilidade e escalabilidade
  • Integração com outros softwares corporativos

A plataforma superou barreiras

Ao optar por uma plataforma de comunicação IP no ambiente de telefonia, você perceberá que barreiras como confiabilidade, estabilidade, gerenciamento e segurança são fatores estudados e superados pelos fornecedores de soluções IP.

Atualmente, hardwares e softwares têm um bom desenvolvimento e utilização no mercado. Ao contrário de como era feito antes, cada vez mais as plataformas de comunicação IP estão se tornando modulares e a personalização de funções é algo praticado por muitos fornecedores. Isso se dá pelo fato de ser perceptível a mudança de necessidades entre ambientes corporativos, já que uma solução estática, que não consegue ser moldada ao ambiente, não é mais o que as empresas precisam.

Hoje, a capacidade de adaptação deve vir do fornecedor da solução. Caso isso não seja possível, a empresa terá que tentar se adaptar à plataforma de comunicação, assim como os processos e atividades terão que ser alterados, o que pode afetar de forma negativa os resultados obtidos.

Como exemplo, a Canal Telecom tem em seu portfólio soluções que podem ser customizadas e utilizadas de diferentes formas dentro do ambiente de telefonia e que disponibilizam todas as funcionalidades e benefícios citados anteriormente. Veja a descrição resumida de cada uma:

PABX IP Canal Telecom

Assumindo totalmente o ambiente de telefonia, a plataforma de comunicação disponibiliza acesso aos módulos da solução, possibilitando ao gestor controlar políticas e dimensionar o tamanho da sua rede de usuários.

Cloud IPPBX

A solução em nuvem pensada pela Canal Telecom disponibiliza a plataforma de comunicação IP e seus ramais ao usuários da empresa por meio da internet, dispensando a necessidade de adicionar novos servidores físicos ao ambiente do cliente. A facilidade de uso e a mobilidade são as principais características desta solução.

Gateway Multiserviços

A principal característica do Gateway Multiserviços é a possibilidade de uso junto com a central já existente no ambiente de comunicação. Ao ter o Gateway Multiserviços no ambiente de telefonia, a nova plataforma de comunicação IP poderá ser utilizada com a central legada, minimizando investimentos em uma estrutura totalmente nova e possibilitando a migração parcial para a telefonia IP.

Qual é o segredo?

A plataforma de comunicação IP é uma alternativa às soluções que antes não podiam ser

moldadas. Ela possibilita ao usuário ter maior proximidade com o sistema e permite às empresas dimensionar uma solução apenas com o que realmente utilizam. Não é mais preciso comprar uma plataforma completa para usar apenas 10% da solução.

O segredo da plataforma de comunicação IP está em sua capacidade de adaptação e personalização. Nada que é imutável consegue ser mantido em um ambiente dinâmico.

Entre em contato conosco, descreva seu ambiente de telefonia e saiba mais sobre como a plataforma de comunicação IP da Canal Telecom pode adicionar controle, segurança e qualidade à sua empresa.

Compartilhe:

Comentários
O que você precisa hoje? x Bem-vindo(a), O que você precisa hoje? - Solicitar uma proposta comercial Ver vagas de emprego na Senior Cadastrar currículo na Senior
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp