O sistema CRM é um método de fidelizar clientes, com o objetivo que eles se sintam plenamente satisfeitos, e que suas necessidades consigam ser atendidas, seja pela compra de um produto ou prestação de um serviço.
Diante da descoberta de tantas vantagens, sentiu a necessidade de implementar esse sistema na sua empresa, ou na organização onde trabalha? Para você conhecer mais sobre o CRM, no post vou explicar como funciona essa estratégia de relacionamento com o cliente. Aproveite!
O que é CRM?
O CRM (Customer Relationship Management) é o método de gestão que objetiva manter um relacionamento com o consumidor, de forma a conseguir reter e manter os seus clientes ou até mesmo potenciais compradores.
Assim, através do CRM, é possível manter o foco dos processos organizacionais nas necessidades do consumidor, com o intuito de atendê-las, e dessa forma conquistar o cliente por meio de estratégias de marketing, vendas e atendimento.
Como funciona o sistema CRM?
O sistema CRM é bem mais complexo do que imaginamos, já que o uso desse programa não é feito somente para organizar as informações dos clientes, mas também para acompanhar o funil de vendas, tornar os procedimentos mais automáticos, e controlar os sistemas organizacionais.
Assim, é possível observar em que etapa os consumidores estão do processo de decisão de compra, realizar os procedimentos organizacionais de forma mais rápida, e otimizar as atividades por meio da elaboração de relatórios.
Leia também: A importância do CRM na Gestão de Relacionamento
Blocos de interação x Blocos de aquisição
O sistema CRM é dividido em dois tipos: blocos de interação e de aquisição, que se relacionam entre si, e precisam um do outro para obter bons resultados na implementação do Customer Relationship Management.
Os blocos de interação com o cliente são aqueles usados para se comunicar com o mesmo, como os canais de atendimento ao consumidor, e os programas de registro de vendas.
E os blocos de aquisição de informações são utilizados para observar e verificar os dados dos consumidores com o objetivo de auxiliar a organização na realização do desenvolvimento de estratégias organizacionais.
Assim, esses blocos se tornaram essenciais para o bom desenvolvimento do sistema CRM, e consequentemente para atingir excelentes resultados após a sua implementação.
Quais atributos que um sistema CRM precisa possuir?
Você sabia que há diversos atributos que o sistema CRM precisa possuir para que o mesmo consiga ser eficaz, e assim conseguir atingir todos os objetivos pelo qual foi implementado?
Então, ao implantar esse sistema na sua empresa, é necessário que você tenha bastante cuidado, para que todo o processo de instalação ocorra conforme o planejado, e com a integração dos atributos necessários.
Competência para integrar diversos sistemas
O programa do CRA precisa integrar diversos sistemas, como os vários setores organizacionais internos, e as redes sociais da empresa, para que os colaboradores consigam obter eficiência no seu processo de vendas.
A partir disso, é possível realizar chamadas, fazer o envio de e-mails, verificar o desenvolvimento do processo logístico, e ter controle das agendas da organização, de forma a otimizar os seus processos.
Fácil acessibilidade para os colaboradores da organização
Para tornar os procedimentos organizacionais mais fáceis é preciso que o mesmo tenha uma excelente acessibilidade, através do sistema CRM.
Assim é possível que os colaboradores tenham acesso às informações da organização mais rapidamente, e consigam realizar as suas vendas de forma mais eficaz.
Funcionalidades do CRM
O CRM pode ser aplicado de quatro formas diferentes, mas o ideal é que todas elas sejam utilizadas em conjunto, ou melhor, de forma integralizada durante os processos organizacionais.
Operacional
Essa aplicação está relacionada às atividades mais operacionais, como atendimento ao cliente, podendo esse ser de vendas ou até mesmo de suporte técnico.
Dessa forma, é possível solucionar os problemas dos clientes mais rapidamente, perceber os gargalos dos procedimentos organizacionais, de forma a torná-los mais eficientes, e receber feedbacks dos consumidores para usá-los como melhorias futuras para a empresa.
Colaborativa
O sistema colaborativo visa atingir a todos os setores organizacionais para que todo os colaboradores trabalhem com foco no mesmo objetivo: tornar o cliente satisfeito, de forma a adequar os produtos ou serviços às suas necessidades.
Já que só é possível que a implementação do CRM consiga obter sucesso caso todos os integrantes estejam realizando suas tarefas de forma a somar os seus esforços para alcançar a meta em comum.
Analítica
Esse tipo de aplicação faz parte da análise de dados, que se baseia nas informações obtidas a partir das interações realizadas, seja pessoalmente ou através da internet, com os consumidores e potenciais clientes.
Assim, a organização obtém as informações necessárias para gerar relatórios com o intuito de conseguir, de forma mais fácil, detectar quais são as necessidades dos consumidores, a fim de satisfazê-las.
Por isso, os clientes tendem a se sentirem importantes perante a empresa, de forma a suprir as suas insuficiências, seja por meio da criação de um produto ou a prestação de um serviço.
Leia também: CRM: Como estão os indicadores de vendas da sua equipe?
Estratégica
A aplicação estratégica funciona através da análise da situação interna e externa da organização, principalmente em relação às forças e as fraquezas atreladas à gestão organizacional, e as oportunidades e ameaças existentes no mercado.
A partir dessa análise, a organização possui base para definir as suas estratégias, seja de curto ou de longo prazo, para aumentar a quantidade de vendas e fidelizar o cliente.
Além disso, é por meio da implementação do sistema estratégico que é possível alinhar a aplicação de todas as outras funcionalidades do sistema CRM, e assim conseguir atingir o objetivo dos procedimentos organizacionais.
Vantagens do sistema CRM
O sistema CRM possui diversas vantagens, por isso é bastante importante implementá-lo na sua organização, ou na empresa que você presta serviços, pois assim, é mais fácil reter clientes e torná-los fiéis.
Otimização do tempo de trabalho
Com a implementação desse sistema é possível otimizar o seu tempo de trabalho, pois facilmente você pode visualizar todas as oportunidades e gargalos organizacionais, através da visualização de todas as informações obtidas.
Assim, fica mais fácil também focar nas vendas e em outros procedimentos organizacionais, objetivando desenvolver a empresa, e consequentemente alcançar lucros mais elevados, através da diminuição do processo burocrático.
Leia também: Ferramentas de CRM – o CRM como método para conectar marketing e vendas
Elevação da satisfação do consumidor
A satisfação do consumidor é um dos maiores objetivos do sistema CRM, então todos as atividades são realizadas com o intuito de atingi-la. Assim, a empresa consegue rapidamente fidelizar os seus clientes.
Aumento dos lucros da receita organizacional
Através da fidelização e da retenção de clientes por meio do CRM, a organização consegue aumentar o seu lucro, já que são eles os maiores responsáveis pela elevação da receita da organização.
Além disso, é possível reduzir os custos através do CRM, já que os colaboradores da organização possuem mais facilidade de definir estratégias, e assim tomar decisões importantes, sem precisar fazer estudos organizacionais constantemente.
Implemente o sistema CRM na sua organização, e consiga obter bons resultados!
Através da implementação desse sistema é possível entender as necessidades dos clientes, e assim conseguir retê-los e torná-los fiéis à marca, de forma a desenvolver a sua organização, e obter maiores lucros.
Então, não perca tempo e procure agora mesmo implementar esse sistema para que você consiga obter um melhor gerenciamento da relação com os seus clientes. Dessa forma, a sua organização atingirá bastante sucesso!