Confira os insights do Fórum E-commerce Brasil 2018 e o que se espera do futuro do varejo.
O universo de compra e venda não para. Estamos constantemente consumindo produtos, serviços e informações, e com a velocidade em que as coisas são processadas na internet este consumo só cresce. Varejistas do mundo todo estão de olho nas tendências para o futuro do varejo, principalmente para o futuro do e-commerce em meio a transformação digital.
Estivemos no Fórum E-commerce Brasil 2018, evento que reuniu os maiores varejistas, fornecedores e demais organizações envolvidas com o varejo online para discutir opções, principais tendências e além disso obter muito conteúdo para aprimorar os negócios. Sylvie De Wever, Gerente Geral do eBay América Latina, em sua palestra trouxe dados interessantes sobre o mercado de vendas online que só reforça o que todos conseguimos enxergar: é sem dúvidas um dos setores que mais cresce no mundo. Estima-se que as vendas no varejo mundial ultrapassem mais de 4 trilhões de dólares até 2020 e só na América Latina o ticket médio das vendas online ultrapassem a casa de 83 bilhões de dólares até 2022.
O comércio é uma prática global e as empresas só precisam entender como ultrapassar as fronteiras de seu mercado e quais produtos são adequados para se investir nessa expansão. Mas afinal, qual é o futuro o varejo no Brasil? Quais são as tendências para o futuro da tecnologia e o que isso vai impactar nas atividades da sua loja virtual? Confira agora os principais insights de comportamento de compra e venda para o seu negócio:
Mobile e-commerce
Com a acessibilidade digital e a velocidade em que as informações são propagadas nos últimos tempos, empresas de diversos setores já sentiram a necessidade de adequarem suas práticas e ferramentas ao mundo mobile. Para o varejo não foi diferente, hoje a meta é a reduzir ao máximo o número de cliques para o fechamento de uma venda online e ainda aumentar a responsividade da sua plataforma de vendas e de quebra, melhorar as experiência do seus consumidores com a sua marca. As lojas hoje investem em vendas com descontos e benefícios exclusivos via aplicativos, facilidades que além de trazer resultados podem fidelizar clientes. O mobile commerce já é uma tendência aplicada, que está se solidificando ainda mais este ano e que também estará presente no futuro com o papel de aumentar ao máximo os pontos de contato do seu consumidor com o mundo digital.
Tecnologia que vai além
A tecnologia hoje não tem apenas a função de trazer informação ou facilitar caminhos pelo meio digital. Hoje a tecnologia é responsável por promover experiências diferenciadas. No varejo por exemplo, o uso de realidade aumentada para demonstração de ambientes e produtos induz o consumidor a entrar numa demonstração bem próxima da sua realidade. Outro destaque da tecnologia é o uso de inteligência artificial como chatbots para atendimento ao público.
Sylvie questionou o porquê desta mudança e se todos somos “obrigados” a acompanhar a evolução. A questão é que a própria competitividade de mercado faz com que as empresas passem a aderir estes novos conceitos. Sabemos que uma rede varejista com abrangência nacional por exemplo, precisa disponibilizar vários pontos de contato com seu consumidor e dúvidas simples como prazo de entrega, 2ª via de nota fiscal e informações de produto podem ser solucionadas com assistentes virtuais. Tem-se então um grande ganho de produtividade interna, agilidade de atendimento e evolução do modelo de negócio tradicional.
Além de incorporar novas tecnologias, a maior tendência que se pode acompanhar atualmente é a regra de tempo é dinheiro, portanto, automação de processos em gestão é tudo. Existem diversas soluções que podem facilitar a rotina de um e-commerce, trazer mais segurança nas transações comerciais e ainda integrar informações que refletem no bom funcionamento do seu negócio e na satisfação do cliente perante seu produto ou serviço.
Criando novas experiências
Não se pode negar que hoje o perfil do consumidor é totalmente diferente do que era há alguns anos atrás. Quanto mais acesso a informação, mais as pessoas querem pesquisar, entender diferenciais e comparar funcionalidades de produtos e serviços. Hoje no mercado, temos muitas opções para compra, por isso temos que comparar. Com tantas opções existem também diversos públicos e formas de se conquistar cada nicho. A experimentação leva uma pessoa a confiança, e uma relação de confiança entre compra e venda é capaz de aumentar e muito uma taxa de conversão e melhorar a experiência de compra. Com todas as práticas que já citamos aqui, é quase obrigação do varejista promover agora uma melhor experiência para o seu consumidor do que jamais fez antes. Sylvie ainda trouxe em sua palestra que para criar novas experiências para o consumidor é preciso investir em: inteligência de precificação, insights de estoque para não quebrar a intenção de compra do seu cliente e assim previamente já detectar a intenção de compra, ter dados estruturados sobre o perfil do seu consumidor e oferecer a personalização de produtos.
Logística como diferencial
Em um país do tamanho do Brasil, preço, disponibilidade, atendimento e outros fatores podem ser decisivos para a compra, mas definitivamente o que pode determinar a fidelização de um cliente ou o sucesso de uma compra é a garantia de entrega. Para que o produto chegue até o seu cliente da melhor maneira você como varejista precisa investir em um processo de logística eficiente, que consiga atuar desde a verificação de estoque, a separação da mercadoria e envio.O varejo do futuro ainda vai se apoiar muito na tecnologia e nas plataformas digitais e com isso a única certeza que se tem é que não importa o método de compra, a entrega sempre precisará existir e para isso sua empresa precisa estar preparada não apenas com novos métodos, mas com métodos eficientes.
Em meio a todas essas dicas, podemos dizer que a fórmula do sucesso para alavancar ainda mais os resultados e se destacar em seu mercado é ter o total conhecimento da sua loja, do seu produto e usuário e ainda apostar na inovação sem medo de errar, pois hoje a dinâmica do mercado anseia por essa transformação.