Roberto Shinyashiki provoca os supermercadistas com a palestra “liderança em tempos de velocidade” na Exposuper 2018
Para falar sobre liderança em tempos de velocidade na Exposuper 2018, Roberto Shinyashiki trouxe um pouco da sua rica experiência de mercado já amplamente consolidada e reconhecida em seus 27 livros publicados, que somam 8,5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
O evento, que desde 2010 é realizado em Joinville/SC pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), reuniu cerca de 250 expositores em congresso e feira para proprietários de supermercados, executivos, fornecedores de produtos, serviços, equipamentos, distribuidores e supermercadistas em geral. Todos em busca de conhecimento e atualização em um mercado que muda constantemente e tem um público consumidor sedento por novidades.
Um dos pontos-chave para manter a liderança neste mercado tão competitivo é estar sempre por dentro das novidades. “Quando estamos criando negócios exponenciais hoje em dia, temos que olhar para as novas gerações, que são impacientes e imediatistas”, conta o palestrante, que também é médico psiquiatra e terapeuta.
O executivo revela que o segredo para se manter sempre jovem é permanecer em contato constante com os filhos. “Eles me fazem usar as redes sociais e me manter atualizado, entendendo e sabendo diferenciar o que é moda e o que é mudança”, afirma. Entretanto, é preciso conhecimento e discernimento para reconhecer e se apoiar na inovação.
“E aqui vai um recado especial para os supermercadistas”, avisa. “Quem não estiver preparado para a inovação, vai perder cliente”, diz. Shinyashiki alerta que o cliente está cada vez mais bem informado, mas por ser volúvel, se encanta facilmente por novas facilidades. “O consumidor quer comprar de um jeito diferente, quer ter experiências diferentes. Então, se você não puder oferecer o inovações sempre, você será deixado de lado”, enfatiza.
Para o palestrante, a inovação não está concentrada em entregar um aplicativo novo, ela significa mudar o mindset. “É o jeito de pensar, o prazer de ter encrenca”, diz, ressaltando que quando o contexto muda, o significado muda, e o que define o jogo é a atitude.
É muito fácil ficar ultrapassado, o nosso desafio é avançar a cada dia. E, para isso, Shinyashiki elenca 25 recados para uma mente campeã:
- Tenha atitude;
- Aprenda rápido;
- Pergunte;
- Seja curioso;
- Tenha paciência estratégica;
- Conheça gente diferente;
- Se você tem mais de 50 anos, fique amigo de pessoas com 25;
- Se você tem 25 anos, fique amigo de pessoas com mais de 50;
- Saiba a diferença entre moda e mudança (moda: sempre existe um jeito da gente perder tempo; mudança: sempre existe um jeito da gente aprender);
- No Vale do Silício, um sujeito está muito disposto a conversar com você por 15 minutos e até a trabalhar para você de graça, desde que ele aprenda alguma coisa com você e que você também esteja muito disposto a agregar alguma coisa a ele;
- Em um grupo, se você não conseguir identificar quem é o trouxa, você é o trouxa;
- Sente-se ao lado de pessoas que tenham o que falar;
- Se você quer melhorar a sua produtividade, foque;
- Se você quer ganhar dinheiro, aprenda a trabalhar;
- Forme líderes (cada vez mais você tem que trabalhar O negócio e não NO negócio);
- Não tenha vergonha de vender;
- O que define o seu sucesso são as suas certezas absolutas;
- Cuidado com as suas certezas absolutas;
- Batalhe pelos seus sonhos;
- Um problema pode lhe ensinar muito se você o tomar como uma benção ao invés de se tornar vítima dele;
- Não esqueça de ser feliz;
- Dê um jeito de viver um grande amor;
- Diga “Eu te amo”;
- Agradeça;
- Não dê apenas o seu melhor, ele não é o suficiente. Faça o que é preciso fazer.
Aproveite algumas das dicas e insira no seu dia a dia como profissional. Com certeza muitas delas guardam em sua iniciativa o segredo de um negócio melhor sucedido – e de quebra, uma vida pessoal mais plena e feliz.