5 dicas e informações valiosas para a entrega da EFD-Reinf

Entenda sobre a nova escrituração e saiba como se organizar

Desde janeiro de 2018, a entrega das obrigatoriedades fiscais das empresas deve ser feita por meio da Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD-Reinf). O módulo faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que  tem o objetivo de simplificar e centralizar as informações das retenções da contribuição sem relação com o trabalho, assim como as informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas.

Segundo pesquisa realizada pela KPMG, 54% das informações requeridas pela EFD-Reinf não existem nos sistemas das empresas ou requerem ajustes para atender às exigências da legislação. Leia, agora, algumas dicas e informações importantes para que a sua empresa se prepare para entrega.

Tudo que você precisa saber para se adequar ao eSocial

1. Itens informados

O sistema EFD-Reinf irá receber e armazenar informações que anteriormente eram entregues ao fisco anualmente, como a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte ou DIRF, Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefip) e a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

Financeiras
• Pagamentos e recebimento de serviços;
• Pagamento de tributos e contribuições;
• Benefícios Indiretos;
• Receita de espetáculos desportivos.

Suprimentos

• Cadastro de prestadores de serviço;
• Recebimento de notas fiscais;
• Comercialização de produção rural.

Jurídico
• Ações trabalhistas;
• Depósitos judiciais.

Tecnologia
• Interfaces;
• Extração da informação;
• Cadastros;
• Segurança da informação.

Tributário
• Retenções de serviços tomados;
• Retenções de serviços prestados;
• Retenções de impostos na fonte;
• Contribuições previdenciárias.

Leia mais: Seu ERP já está adequado à EFD-Reinf? Fique atento às exigências do módulo

2. Entregas mensais

A EFD-Reinf terá uma rotina mensal de transmissão, sempre até o dia 20 do mês seguinte referido à escrituração. Ficam fora dessa regra apenas entidades promotoras de espetáculos desportivos, que devem passar as informações do evento em até dois dias úteis após sua realização.

3. Equipe multidisciplinar 

O mapeamento das informações deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar:

  • Fiscal: responsável pela escrituração das notas fiscais de entrada e saída, inclusive pelas retenções das contribuições previdenciárias e IRRF PJ que são recolhidos pelo regime de competência;
  • Financeiro: responsável por realizar as retenções das contribuições sociais e IRRF PF que são recolhidos pelo regime de caixa;
  • Jurídico: responsável pela gestão de processos judiciais e administrativos vinculados às contribuições previdenciárias e sociais;
  • Tecnologia da Informação: responsável pelo sistema que realizará as apurações, cálculos, geração dos arquivos conforme leiautes disponibilizados pela Receita Federal e o envio destes arquivos através de sistema especialista.

Leia também: Compliance: prevenir com conformidade fiscal para não remediar com o caixa

4. Praticidade

Já que o envio das informações é digital, as empresas poderão diminuir a quantidade de livros e materiais impressos, além de melhorar a integração de dados e o acesso aos dados.

5. Sistema fiscal especializado

É fundamental que as empresas invistam em um sistema, alinhado às exigências da EFD-Reinf  para o registro e controle de informações, recolhimento de tributos e transmissão de dados necessários ao sistema da EFD-Reinf.

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