A tecnologia revolucionou a forma de fazer vendas. Hoje todas as informações e todos os dados ficam disponíveis em plataformas online ou softwares de CRM, facilitando o processo de venda e o acompanhamento de cada cliente.
A importância do controle de vendas
Em um mercado cada vez mais competitivo e pulverizado, quanto maior o controle do gestor sobre os processos da empresa, maior é a chance de sucesso da empresa. Por isso, contar com uma planilha de controle em sua área de vendas é uma boa alternativa. Ter um controle detalhado de todas as suas vendas, do valor total é essencial para conseguir monitorar metas e definir a previsibilidade dos próximos meses. Todas as suas vendas devem ser registrados e o primeiro passo para estabelecer esse controle é contar com uma planilha que controlará todas as negociações e movimentações.
Uma planilha auxilia no registro de todas as informações das vendas realizadas, ajudando o empresário a controlar o desempenho de sua equipe e até entender melhor o comportamento de seus clientes.
Sendo assim, um bom controle de vendas permite que o empreendedor:
- Visualize facilmente todas as vendas efetivadas por sua equipe.
- Acompanhe o volume e valor total de vendas por período.
- Consiga prever a demanda para o estoque.
- Observe a média diária das vendas, no total e por vendedor.
- Monitore possíveis oscilações.
As vantagens de uma planilha de controle de vendas
Como vimos, manter um controle de vendas é importante por conta das obrigações legais. Mesmo a planilha mais simples colabora para esse controle e traz vantagens para o negócio.
Nunca foi tão importante acompanhar seus clientes em todo o processo de decisão de compra. Mas como fazer isso, na prática? Criar e utilizar uma planilha de vendas é uma das respostas para essa pergunta.
Vejamos quais:
Organização dos dados e das informações
- Minimiza a chance de erros e de perda de dados.
- Garante informações mais organizadas a ser repassada para a contabilidade.
- Facilita a visualização do quadro geral, favorecendo os insights sobre o negócio.
- Planejamento.
Análise mais profunda das vendas da empresa
- Gera dados como períodos de baixa e de alta, sazonalidade do produto, comportamento de compra, público-alvo e outros são fonte excelentes para o planejamento estratégico da empresa.
- Planejamento de ofertas, ações de fidelização, entre outras.
- Controle do desempenho da equipe.
- Criação de critérios de análises e a realização de comparações sobre o desempenho da equipe.
- Aumenta a chance de êxito dos objetivos.
- Ajuda no planejamento de metas e incentivos.
Como implementar um software de gestão de vendas pode ajudar?
Gerar negócios é essencial e o grande objetivo de uma empresa, seja ela de qualquer setor ou tamanho. É por meio das vendas, seja de produtos ou serviços, que sua empresa é capaz de manter o capital de giro saudável, o fluxo de caixa em dia e crescer!
Por isso, a gestão e o controle de vendas é um aspecto tão estratégico dentro da organização de uma empresa. Sem ela, seu departamento pode até gerar negócios, mas provavelmente não está aproveitando todo o potencial que possui.
Para ir além do controle de vendas e começar a pensar em um planejamento estratégico para essa área, a planilha pode não ser o suficiente! Controle é muito importante (para não dizer fundamental), porém para agregar valor ao seu negócio e se destacar no mercado é necessário investir no que realmente faz diferença em nossa época: informação e tecnologia!
Todos esses registros que o empresário precisa manter podem fornecer informações preciosas, que se traduzem em vantagem competitiva se bem utilizadas. Um bom exemplo é o cadastro de clientes do qual falamos acima.
Esse é um banco de dados precioso que toda empresa pode ter ao seu alcance, de onde pode tirar ideias para ações muito mais efetivas. Porém se a gestão de seu negócio está toda baseada em planilhas do Excel, você pode até fazer o controle financeiro eficiente sobre as atividades da sua empresa, mas perderá as possibilidades de insights que um bom sistema de gestão integrado pode oferecer.